marcelo de campos
fazendo moqueca em londres

Por que não é difícil encontrar produtos brasileiros em Londres?

A resposta é simples: países como a Inglaterra e Portugal são dois dos destinos mais escolhidos pelos brasileiros que deixam o país em busca de uma nova vida no exterior. E suas capitais, obviamente, recebem o maior contigente desses imigrantes.

Mas também existem aqueles que acabam vivendo experiências mais inusitadas. É o caso do chef brasileiro Marcelo de Campos que, no final da década de 80, saiu do Brasil e foi morar na Dinamarca. Ao chegar a Londres, ele logo percebeu o quanto preparar pratos brasileiros aqui seria mais fácil.

mercado de brixton

Conheça mais:

Chef brasileira semi-finalista do Masterchef da BBC

Embora não tenha sido um país previamente escolhido, foi na Dinamarca que ele se formou como chef. A formação de Marcelo também inclui o privilégio de ter trabalhado com Gordon Ramsay, um dos mais conceituados chefs britânicos.

chef brasileiro em londres

Marcelo De Campos

Marcelo De Campos volta às origens culinárias em Londres

Depois de um longo período na Dinamarca, Marcelo decidiu viver em Londres, o que, entre outras coisas, tem lhe dado a oportunidade de retomar o contato com a cozinha brasileira. A razão é óbvia, a comunidade brasileira em Londres é maior que a de toda Dinamarca junta. Em Londres, ao contrário da maioria das capitais européias, é possível encontrar praticamente tudo que precisa para preparar uma moqueca, uma feijoada, um acarajé ou um autêntico churrasco gaúcho.

moqueca em londres

Comprando produtos brasileiros em Londres

Para provar o que afirmamos, primeiro, fomos ao Brixton Market, no sul da cidade. Lá você encontra mandioca, chuchu, azeite de dendê, entre outros produtos familiares à culinária brasileira. Em seguida, enquanto prepara uma moqueca e uma caipirinha, Marcelo conta um pouco da sua história pessoal.

caipirinha

Entre outras coisas, da Dinamarca, ele assimilou a disciplina.  Já a experiência londrina tem enriquecido o seu conhecimento do inglês, por exemplo. A maneira de enfrentar os desafios que a vida põe à sua frente é a grande lição. É um vídeo para você, que mora em Londres e curte cozinhar em casa, e para você, em qualquer lugar do mundo, que curte histórias de vida inspiradoras. Bom apetite.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv