mariana canet na embaixada do brasil em londres – nature

a exposição the silence of nature and physis

mariana canet na embaixada do brasil em londres

The Silence of Nature and Physis, é o título da exposição da fotógrafa Mariana Canet que pode ser vista na Embaixada do Brasil em Londres, até o dia 13 de novembro de 2015. A exposição também marca a volta de Mariana à cidade onde ela expôs pela primeira vez como fotógrafa. O Canal Londres teve a oportunidade de entrevistá-la sobre o trabalho que ela trouxe, em 2011, para exibição na Debut Contemporary e, no ano seguinte, na Spacio Gallery, sob título Reflexions.

Nature-Mariana-Canet-I-700x393

Assim como em Reflexions, Mariana Canet surpreende pela forma inovadora como ela capturou e imprimiu as imagens desse novo trabalho. Em cada foto percebe-se um olhar e um cuidado muito especial, como se cada uma delas, embora integrada à uma concepção mais ampla, tivesse saído das mãos de uma artesã da imagem. Este lado “artesanal” é reforçado pela impressão em sacos de grãos de café. Este processo de impressão também revela um outro aspecto de Nature: a integração entre o tema e a forma em que se apresenta. Todos os tecidos são produtos fabricados com fibras 100% naturais.

mariana canet na embaixada do brasil em londres

Mas qual é a essência de The Silence of Nature and Physis? Se tivesse que resumir em uma palavra a resposta para essa pergunta, talvez a palavra “Essência” seja a que melhor resume o que você tem diante dos olhos quando circula entre as fotos penduradas no primeiro andar da Embaixada, como se fossem roupas em um varal. Passeio que faz com que você sinta-se mais próximo, mais dentro da exposição. É como se Mariana tivesse ido além da beleza aparente com que a natureza presenteia a todos nós e penetrasse, com a sua lente, uma camada de beleza que parece encoberta, que só os olhares mais atentos conseguem perceber.

mariana canet na embaixada do brasil em londres

É, ao mesmo tempo, um trabalho inspirado na força da natureza brasileira. A partir de Curitiba, onde ela nasceu, Mariana viajou por diversas regiões do Brasil, incluindo Fernando de Noronha, Belo Horizonte e partes do que ainda existe da nossa Mata Atlântica. Como todo trabalho artístico, “Nature” também revela uma parte da história, da memória e dos valores da sua criadora. Mariana viveu a infância junto à natureza, mais exatamente em uma fazenda de café e a sua exposição é uma forma de reverenciar e manter vivo esse elo.

Nature-Mariana-Canet-XIV-700x393

Ao passear entre as fotos da exposição, quem já conhecia o trabalho de Mariana Canet vai acrescentar uma leitura a tantas outras que The Silence of Nature and Physis aceita: a confirmação do talento de uma fotógrafa que, como todo grande talento, vê o mundo de uma forma única, peculiar. Mariana, assim como a natureza, parece não conhecer limites em sua capacidade de surpreender.

Silvino Ferreira Jr - Editor do Canal Londres