melhores universidades
como se faz o ranking

Estudar nas melhores universidades do mundo faz uma grande diferença. Mas como saber se a escola escolhida está mesmo entre as melhores? O nosso vídeo com o brasileiro Gabriel da Costa responde esta pergunta.

De São Paulo para Londres

Gabriel é paulistano, estudou psicologia e veio para Londres com o objetivo de ter contato com uma cultura diferente daquela onde cresceu. Para tanto, estudar inglês serviu como uma boa justificativa para a mudança de ares.

Na capital inglesa, ele trabalha na QS – World University Rankings, empresa especializada na elaboração de rankings das melhores universidades do mundo. Nas horas vagas, pratica skate. Mas entre a saída do Brasil e a posição que ele ocupa hoje muita coisa aconteceu.

Gabriel da Costa

Gabriel da Costa

Embora ele tenha deixado o Brasil com o objetivo de frequentar uma escola de inglês, logo percebeu que o trabalho também teria um papel importante no seu aprendizado. Ele acabaria conseguindo o primeiro emprego numa loja de roupas. A principal função era deixar a loja pronta antes da mesma ser aberta aos clientes.

Gabriel da Costa

Gabriel da Costa

De Londres para a Holanda

Ele já pensava em retornar ao Brasil quando uma nova porta se abriu. Bem sucedido numa entrevista de emprego na renomada London School of Economics, começou um novo trabalho: entrevistar CEOs brasileiros com o objetivo de saber como eles organizavam o tempo. Daí nasceria o interesse por economia, que o levou a procurar um mestrado que juntasse as duas áreas: psicologia e economia.

Melhores universidades

Gabriel da Costa

Descubra mais:

Um pesquisador que junta duas paixões: saúde e esporte

Como se faz o ranking das melhores universidades do mundo

Essa decisão acabaria levando Gabriel à Holanda, local onde o curso que ele encontrou o curso de mestrado que buscava. O curso, oferecido em inglês, acabaria abrindo a porta para o trabalho que ele realiza hoje na QS – World University Rank

A QS foi a segunda empresa a criar um ranking das melhores universidades do mundo. O objetivo principal é ajudar os estudantes na hora de uma decisão que pode fazer toda a diferença: a escolha do melhor curso na área de interesse.

QS - World University Rankings

QS – World University Rankings

Apesar da resistência inicial das universidades, hoje, o ranking é amplamente aceito. Mais que isso: as escolas interagem com a QS com o objetivo de promover as melhorias que a levem a uma melhor posição no ranking das melhores universidades dos seus países, regiões e, consequentemente, no mundo.

melhores universidades

QS – World University Rankings

Principais fatores e o Brasil no ranking das melhores universidades

Mas como esse ranking das melhores universidades é realizado? Quais os critérios? Que fatores pesam na classificação? Gabriel explica que, na composição dos rankings são utilizados vários indicadores, mas 4 fatores formam a base da avaliação: pesquisa, grau de internacionalização, qualidade do ensino e reputação. Na QS, ele trabalha com a coleta e análise de dados do fator reputação, mas também é o responsável pelo ranking das melhores universidades na América Latina.

melhores universidades

Gabriel da Costa

No momento em que tanto se discute a educação no Brasil, a gente não poderia deixar passar a oportunidade de saber como as nossas universidades estão posicionadas. Do ponto de vista regional, o Brasil ainda mantém relevância em relação aos países latino-americanos. São 390 universidades no ranking, dentre as quais, 90 são brasileiras. É interessante notar que 50% das universidades brasileiras classificadas são públicas.

melhores universidades

QS – World University Rankings

Por outro lado, o quadro não é tão otimista quando se compara as as nossas escolas com a de países do chamado BRICS, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Neste contexto, o Brasil tem perdido posições. O mesmo acontece quando as nossas universidades são inseridas nos rankings globais. São dados que mostram que o país precisa, com urgência, investir mais e melhor na educação superior.

pista de skate

Gabriel da Costa

O Skatista

Na parte final do nosso vídeo, a cereja do nosso bolo: você vai conhecer o lado skatista de Gabriel da Costa. Mais que um esporte, a prática do skate é usada por ele como um meio de interação e socialização com outras culturas. Nas finais de semana ou nas horas de folga, ele pode ser visto praticando skate na pista do Clissold Park, no leste de Londres.

Para fechar o nosso vídeo, perguntamos se ele ainda tem planos de retornar ao Brasil. Para descobrir como ele respondeu a esta pergunta, o melhor mesmo é ouvir o que o próprio Gabriel. Basta dar um “play” no vídeo acima.

 

 

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Thiago Reis Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Thiago Reis
Visitante

Que interessante, bem diferenciado e inovador o vídeo foi bem esclarecedor!!!

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv