mercado de camden II
estábulos e high street

O Mercado de Camden, o mais popular mercado de rua de Londres, é um complexo formado por diferentes partes. Um deles são os chamados Estábulos, especialista em produtos vintages e onde fica a escultura Amy Winehouse.

Neste passeio, além dos Estábulos (The Stables, em inglês) você vai conhecer o Camden High Street. Em nosso primeiro vídeo com a nossa guia local, Luciana Varejão, passamos pelo Camden Lock, que também é parte obrigatória da sua visita.

os estábulos

Descubra mais:

Conheça o Leadenhall Market, um dos mais bonitos mercados de Londres

Mercado de Camden –  Os Estábulos

Originalmente, os Estábulos eram o que o nome já diz: um local dedicado aos cuidados de cavalos. É bom lembrar que a carruagem já foi o principal meio de transporte dentro de cidades como Londres. Na parte interna dos estábulos, Luciana destaca uma série de produtos que você vai encontrar por lá.

Tem de tudo: roupas, com destaque para um mundo de camisetas, bolsas, posters, vinil, objetos de decoração e muita coisa relacionada à música. Uma palavra, no entanto, une a grande maioria desses produtos: vintage. Isso mesmo, este é o grande diferencial da parte interna do “The Stables”: um mundo de roupas, acessórios e objetos de segunda mão para você. É de encher os olhos, como você pode constatar no vídeo acima.

the stables no mercado de camden

Um mundo de produtos vintage

Também tem muita coisa bacana para você ver na parte externa dos Estábulos. Um dos grandes destaques é a estátua, em tamanho natural, de Amy Winehouse, cuja vida está muito ligada a Camden. Além de ter vivido no bairro, ela cultivava um estilo de vida que refletia muito o que é o Mercado de Camden.

É bom lembrar que estamos falando de um lugar que foi reduto do movimento punk, nos anos 70 e 80. Como destaca Luciana, no início da carreira, Amy curtia comprar roupas e acessórios nas lojas do mercado. Para os fãs da cantora, uma foto ao lado da estátua é parte obrigatória da visita.

estátua de amy winehouse em camden

Luciana Varejão

Camden em fase de mudança e a origem dos “stables”

Ainda na parte externa dos estábulos, a nossa guia aproveita para falar das mudanças que estão ocorrendo ali. Grande parte da área foi adquirida por um milionário israelense, que está promovendo grandes mudanças no mercado. Estão surgindo novas lojas, bares e restaurantes. A ideia é explorar uma região que recebe mais de 28 milhões de visitantes por ano.

Por outro lado, você também vai descobrir que os estábulos eram, no passado, um ponto de parada de carruagens que se dirigiam a Hampstead, então, uma zona rural no norte da cidade. Com esta informação, fica fácil entender as estátuas com ferreiros consertando as ferraduras dos cavalos, na partes interna e externa do “The Stables”.

mercado de camden

Luciana Varejão

Alguns segredos do mercado e a Camden High Street

Depois dos “Stables”, Luciana segue em direção à Camden High Street. Antes de chegar lá, porém, ela revela um caminho que só os frequentadores mais assíduos do mercado conhecem. É a hora de você descobrir um bar descolado, um corredor cheio de lojinhas com muito artesanato e até um “night club”.

Logo nas proximidades da Camden High Street, ela mostra o The Hawley Arms , pub que costumava ser frequentando por Amy Winehouse. Num passado mais distante, outros grandes nomes do punk rock inglês, como os membros da banda Sex Pistols, também eram vistos ali.

camden high street

A Camden High Street faz a ligação entre a estação de metrô de Camden Town e o Mercado de Camden. É o percurso feito pela grande maioria dos turistas, mas no sentido inverso do que Luciana fez. No caminho, você encontra estúdios de piercing e tatuagem, bem populares na região, muita loja de bugingangas, lojas mais sofisticadas, pubs.

Outra marca da Camden High Street são as esculturas tridimensionais nas fachadas de algumas lojas. Como você pode ver, é um passeio para quem curte compras, mas também para quem quer saber mais sobre este lugar que é um ícone da cultura londrina. Bom passeio.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv