moderna arquitetura londrina
Vamos a um passeio pela moderna arquitetura londrina?
Através da história de duas grandes construções na City of London, você vai saber mais sobre este lado da cidade. O primeiro é prédio da Companhia de Seguros Lloyd’s. O outro, é bem conhecido da paisagem londrina. O Gherkin, famoso pela forma de pepino, é identificado pelo mais desatento turista. O passeio é em companhia da nossa guia de turismo, Vania Gay.
Lloyds – Londres
Descubra mais:
Vídeo conta a história do Grande Incêndio de Londres
Um marco na moderna arquitetura londrina
O Lloyd’s é um projeto de um dos mais celebrados arquitetos modernos, Richard Roger. Ele também é responsável pelo projeto do famoso Centro Georges Pompidou de Paris. É uma construção tão arrojada que tornou-se o primeiro prédio moderno a ser tombado na capital inglesa.

Lloyds
Gherkin – o prédio pepino
Ao passar pela entrada do Lloyd’s, uma curiosidade: Vânia conta sobre a origem do uniforme vermelho do senhor na portaria do prédio. Bem ao lado, fica o St May Axe, mais conhecido como Gherkin. Traduzindo, significa pepino em conservas.
É marco na moderna arquitetura londrina e um ícone na paisagem da cidade. Foi o primeiro prédio alto a ser construído na City. Isso aconteceu depois da destruição causada na região por bombas do IRA, o grupo terrorista irlandês, em 1993.

Gherkin – Londres
Alto e nada discreto
Tem muita curiosidade em torno do Gherkin. São mais de 5 mil placas de vidro que, embora pareçam curvas, são retas. O Gherkin também é um prédio construído para absorver luz natural e poupar energia.
Fazendo contraste com este símbolo da moderna arquitetura londrina, bem ao lado, uma das poucas igrejas da City a sobreviver ao Grande Fogo de 1666: a St Andrew Undershaft. Essa junção é bem uma amostra do que é a capital londrina: uma cidade onde o novo e o antigo convivem lado a lado. Mas a maior surpresa está reservada, claro, para o final.
Vânia conta a história do esqueleto de uma jovem, cuja idade calcula-se entre 13 e 17 anos, da época em que os romanos dominavam Londres. Ele foi encontrado durante as escavações para a construção do Gherkin.
Por ser uma área de grande valor histórico, qualquer construção naquela área tem que contar com a presença de arqueólogos. Foi isso que obrigou a preservação do lugar. É uma história muito bonita, que compõem a moderna arquitetura da cidade. Não deixe de conhecê-la.