rogério correa e victor esses
mona and I

Mona and I, peça escrita por Rogério Correa e dirigida por Victor Esses, é mais um exemplo da força que o teatro brasileiro vem mostrando em Londres. A peça, ao lado de Turmoil, dirigida pelo também brasileiro André Pink, é uma das escolhidas para representar o Brasil no CLAW – Contemporary Latin American Writers Festival – que acontece no Teatro Miguel de Cervantes, em Londres, entre os dias 3 e 9 de julho, de 2017.

Descubra mais:

A estréia de Fernanda Mandagará como diretora

No intervalo de um dos ensaios de Mona and I, Rogério Correa e Victor Esses falaram sobre a peça, mas também revelaram um pouco do trabalho que cada um tem feito nos últimos anos em Londres. Ambos estão na capital inglesa há muito tempo: Rogério, há 30 anos, e Victor há 19. Em comum, os dois têm o fato de terem se envolvido mais diretamente com o teatro depois que saíram do Brasil.

victor esses

Victor Esses

Mona and I – história e enredo

Mas o foco da nossa conversa foi a peça Mona and I. Autor e diretor dão alguns “insights” do que a tama construída em torno de um fato real: o roubo da Mona Lisa, obra prima de Leonardo da Vinci, em agosto de 1911. O italiano Vincenzo Peruggia saiu do Louvre com o quadro, com o objetivo de devolvê-lo para a Itália. Na cabeça dele, a Mona Lisa havia sido roubada por Napoleão Bonaparte, o que não era verdade.

ensaio mona and I

O fato é que a façanha de Vincenzo Peruggia contribuiu para expandir a fama do quadro de Da Vinci, uma vez que o roubo desencadeou uma grande investigação por parte da polícia francesa. Na versão de Rogério, este fato histórico ganha elementos que enriquecem a narrativa. Um exemplo é a interação que ele imagina entre o autor do roubo e a criatura de Da Vinci.

mona and I ensaio

Embora baseada em fatos ocorridos há mais de um século, surpreende o fato da peça abordar temas muito atuais. Vincenzo Peruggia era um nacionalista que se entrega à ideias radicais e age tomado pelo ódio. Vivendo na França, ele passava por coisas muito familiares ao que muitos imigrantes vivem hoje.

Era um período dominado pelo nacionalismo que teve a Primeira Grande Guerra com sua consequência mais grave. Isso faz da trama desenvolvida por Rogério um convite à reflexão. Em nosso vídeo, além de conhecer o autor e diretor de Mona and I, você também vai ter a oportunidade de saborear um pouco dos dois principais personagens da peça; Vincenzo Peruggia e a Mona Lisa.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv