monkey jhayam, prince fatty, horseman
encontro em brixton

Foi um encontro de 3 talentos, Monkey Jhayam, Prince Fatty, Horseman, com os dois últimos fazendo as honras  da casa para receber o ‘brother” brasileiro. Tão especial quanto o encontro é o lugar onde ele aconteceu: Brixton, casa do dub, referência para o sound system, templo do reggae.

monkey jhayam

Prince Fatty, Monkey Jhayam e o Rolê do Monkey Man

O principal objetivo foi lançamento do álbum “The Rolê of Monkey Man“, de Monkey Jhayam e Prince Fatty, no Brixton Jamm. Um encontro e uma festa com muitos convidados especiais: The General Roots, Manassen, Nina Miranda, Shiniece McMenamin, Earl 16 e Dub Judah. Para o álbum foram selecionadas 12 faixas 20 que Jhayam vinha trabalhando desde 2015, no Brasil. Mas o vídeo acima mostra que a festa tem um significado que vai mais além do encontro físico em um determinado espaço.

monkey jhayam e horseman

Monkey Jhayam e Horseman

Encontro de lugares, culturas, corpos e almas

Foi um desses encontros que só a arte é capaz de provocar, porque antes do encontro físico, com hora e data marcada, eles já haviam se encontrado através da música. Mesmo com origens bem distintas já havia uma forte conexão que faz com que duas ou mais pessoas consigam se comunicar, mesmo quando falam idiomas diferentes. A música não aceita fronteiras.

brixton jamm

Monkey Jhayam nasceu na zona leste de São Paulo. Berço de muita música de raiz africana e de protesto e do Sound System. Foi ouvindo grupos da região onde nasceu e traduzindo letras de reggae que ele descobriu-se músico e, mais que isso, porta-voz de uma mensagem que denuncia injustiças mas que também eleva a auto-estima da gente de seu lugar e de quem ele vai encontrando no caminho.

prince fatty

Prince Fatty

Nascido em Waterloo, Horseman é uma das vozes da cultura africana em Brixton. Cultura tão marcante que forjou a identidade dessa região tão única dentro de Londres. Era o encontro da Zona Leste de São Paulo e Brixton, fruto da diáspora africana que, se um dia espalhou, volta a unir-se através da música. Tão especial quanto o encontro musical entre Prince Fatty e Monkey Jhayam, fruto também de uma conexão musical.

monkey jhayam em brixton

Monkey Jhayam

O nosso vídeo acima é o registro desse grande encontro, mostrado em 3 diferentes momentos: uma caminhada por uma das ruas de Brixton com Monkey Jhayam, onde ele conta um pouco da trajetória musical e o processo que o trouxe a Londres; temos os três juntos em uma mesa no Brixton Village; e juntos também no palco, onde acontece o encontro com os fãs que foram ao lançamento de Rolê do Monkey Man, no Brixton Jamm. Tudo junto passa a ser um registro permanente de um momento mágico para quem teve oportunidade de participar, em forma de vídeo.

maria santos

Maria Santos

Mesmo com toda magia que uma conexão artística possa criar, para viabilizar um encontro assim é preciso um trabalho de bastidores, de mãos, muitas vezes, invisíveis. E aqui entra a produção da Mama Sound, de Maria Santos, residente e participante ativa da vida local, através do Brixton Come Together. Agora, é a sua vez de encontrar todos eles no vídeo acima.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv