museus alternativos em londres
freud museum

visita ao mais famoso divã do mundo

Além dos museus mais famosos existem também muitos museus alternativos em Londres. Um que merece a sua visita é o Freud Museum. Melhor ainda se a visita é na companhia da Rita Apsan, uma brasileira que trabalhava lá, na época em que o nosso vídeo foi produzido. Nascida em São Paulo, Rita mora na capital inglesa desde 1997 e trabalha no museu desde 1999, quando chegou inicialmente para fazer a tradução para o português do Diário do Freud. Depois, foi assumindo outros projetos como o controle sobre o acervo fotográfico do pai da psicanálise e, hoje, é a responsável pela loja situada no museu que vende artigos relacionados a Sigmund Freud.

freud museum

O Freud Museum foi a casa do pai da psicanálise

A sede do museu do pai da psicanálise é a casa onde ele morou em Londres. Transformado em museu, ele tornou-se um excelente programa para quem se interessa pela vida e obra de um dos grandes pensadores do século XX. Eles fugiam da perseguição aos judeus, quando da anexação da Áustria pela Alemanha. Mesmo tendo que deixar tudo que era seu para trás, Freud conseguiu reunir toda sua mobília e coleções graças a ajuda de um oficial nazista que conhecia seu trabalho e o ajudou, mais tarde, a trazer tudo para a nova residência na Inglaterra. Assim foi possível reconstituir a sala em que Freud trabalhava em Viena.

freud museum

Museu de Freud – Londres

Nela, você encontrará o famoso divã; seus livros; a cadeira feita especialmente para ele e que foi um presente de sua filha; sua coleção de esculturas de Eros; o Diário de Freud; a gradiva; a esfinge e muitos outros itens de seu imenso acervo. O Museu de Freud também tem objetos relacionados a sua filha, Anna. Ela viveu na casa por 44 anos, até falecer em 1982. Foi a partir do desejo de Anna que a casa em que residia fosse transformada em museu para honrar pai ilustre.

freud museum

O Freud Museum é sem sombra de dúvidas um lugar que merece a sua visita. E aproveite também para visitar o Museu de História Natural, British Museum, Childhood Museum. Há uma grande variedade de opções em museus para todos os gostos na cidade. Agora é só escolher o sofá, cadeira ou divã de sua preferência e assistir ao vídeo sobre  um dos grandes museus alternativos em Londres.