museus alternativos em londres – horniman

de comerciante de chá a nome de museu

O turista que visita Londres, em geral, tem no seu roteiro de viagem os principais museus da cidade: British Museum e o Victoria & Albert Museum, entre outros. Mas existem opções de museus alternativos em Londres que valem a pena uma visita.

museus alternativos em londres

Fachada do Horniman Museum

Descubra mais:

Uma localização, três grandes museus em Londres

O Canal Londres aproveitou a passagem da editora de cinema Moema Pombo pela cidade, para mostrar a você uma dessas opções: o Horniman Museum. Vale muito a pena você conhecer. Ele foi fundado por Frederick Horniman, um comerciante de chá, do século XIX.  Frederick Horniman costumava trazer objetos dos lugares por onde passava e exibi-los em sua casa. Com o tempo, a quantidade de objetos, e a curiosidade que os mesmos despertavam na vizinhança, fez com que a esposa o colocasse contra a parede: ou saia ela, ou saiam os objetos. A saída foi criar o museu.

museus alternativos em londres

Museus alternativos em londres – o pioneirismo do horniman

O interessante é que Frederick Horniman nunca cobrou pelo acesso das pessoas às peças e objetos que ele coletava em suas viagens. Por isso, o Horniman Museum já era um museu grátis antes que isso se tornasse uma regra em Londres. O seu acervo permanente tem uma bela variedade de objetos que incluem roupas, animais, símbolos religiosos. São objetos vindos da Ásia, das Américas e da África.

museus alternativos em londres

Merece destaque uma valiosa coleção de instrumentos musicais, com uma parte interativa. Ali, você pode ouvir o som de instrumentos que, provavelmente, nunca viu antes. O Brasil está presente com um altar do nosso Candomblé. Outro lado interessante do Museu Horniman é a sua parte externa.  O museu conta com um belíssimo jardim, o Horniman Gardens. Há também uma cafeteria e um conservatório. A localização privilegiada, no topo de uma montanha, proporciona uma bela vista aos visitantes.

museus alternativos em londres

Outra característica peculiar do Horniman Museum: assim como o Museu de História Natural, ele é um bela opção para quem quer fazer um programa em família. Os seus filhos, pode ter certeza, vão adorar. É claro que se, ao contrário de Moema, você vem à cidade pela primeira vez, é natural que dê preferência a um passeio pelos museus mais famosos, mas é sempre bom ter na sua lista outras alternativas.