museus diferentes em londres
cutty sark, o barco-museu

de rei dos oceanos a museu em greenwich

Ancorado em Greenwich, o Cutty Sark que fez fama nos oceanos, ao aposentar-se, foi transformado em museu. Parte dessa história você vai conhecer na companhia de Heloisa Righetto, em mais um vídeo da nossa série Design em Londres. Como você vai ver, é uma excelente opção para quem anda em busca de museus diferentes em Londres.

museus diferentes em londres cutty sark

Heloisa Righetto

Descubra mais:

Conheça o Geffrye Museum e a história design de interiores no Reino Unido

O mais veloz do seu tempo

Construído em 1869, o Cutty Sark fez a sua primeira viagem no ano seguinte. Na época, o comércio do chá entre a Inglaterra e a China era extremamente lucrativo. Com isso, a velocidade dos navios fazia a diferença na dura competição entre os comerciantes.

museus diferentes em londres

E foi exatamente graças à velocidade, que o Cutty Sark construiu a sua grande reputação. Com o tempo, a sua tecnologia foi ultrapassada. Rebaixado, ele passou a fazer o transporte de lã, entre a Austrália e Inglaterra. Depois de ter passado por mãos de proprietários portugueses, em 1954, o Cutty Sark chegou ao seu porto definitivo, Greenwich, sul de Londres.  Hoje, é mais um dos dos museus diferentes em Londres. Ele é passagem obrigatória para quem vai Greenwich.

museus diferentes em londres

Um museu renascido das cinzas

Durante uma reforma, em 2007, ele foi atingido por um incêndio devastador, que quase determinou o fim da sua longa história. Nesta visita, você vai conhecer o Cutty Sark depois do minucioso trabalho de restauração, até que, numa cerimônia que contou com a participação da Rainha Elizabeth e do Príncipe Philip, no dia 25 de abril de 2012, ele foi reaberto ao público.

museus diferentes em londres

A estrutura física é parte do acervo

Entre outras coisas, Heloisa vai levar você para conhecer as acomodações do capitão do navio. Elas são mantidas como eram no original. Outra atração é a estrutura do casco. Com parte da estrutura original mantida, você pode ver o navio de um ângulo muito especial: o exterior do Cutty Sark visto de baixo. Para que isso fosse possível, ele foi elevado a uma altura de 3 metros.

museus diferentes em londres

É um passeio que vale muito a pena sob qualquer ponto de vista: lazer, curiosidade histórica, design, obra de engenharia naval. Com certeza, você se encaixa numa dessas áreas de interesse. Não fique aí ancorado, o Cutty Sark é um desses lugares imperdíveis para se conhecer na cidade. Desde, claro, que conhecer museus diferentes em Londres, faça parte dos seus interesses.

Horário de Visita:

O Cutty Sark abre diariamente das 10 às 17h.

Fecha apenas nos dias 24 e 25 de dezembro.

A entrada é permitida até às 16:30.

Preço dos Ingresso no site do museu

Veja como chegar lá no Google Maps