museus em londres
victoria & albert, ciência e história natural

uma rua, três grandes museus

Que tal um passeio para conhecer três grandes museus em Londres? Este é um dos programas favoritos dos turistas que visitam a cidade. Uma das razões é que este é um dos programas turísticos mais bacanas para quem curte adquirir mais conhecimentos. Os museus londrinos têm outra grande vantagem: com exceção de algumas exposições, o acesso ao acervo permanente é grátis.

museu victoria & albert

Victoria & Albert Museum

Isso só é possível porque museu é visto não apenas como um lugar para se visitar o passado. Existe uma política que faz com que os museus no Reino Unido sejam vistos como direito de acesso à cultura. É a sociedade, como um todo, que paga a conta, mas o retorno é imensurável. Sem contar que os museus também vendem os seus produtos. Não é por acaso que as lojas dos museus estão localizadas em posições bem estratégicas. Não há como não passar por elas. E eles também ganham com as exposições onde são cobrados ingressos.

museus de londres

Victoria & Albert Museum

Descubra mais:

O museu que conta o desenvolvimento da cidade em torno do Tâmisa

Para mostrar 3 dos principais museus londrinos, convidamos Márcio Delgado, jornalista brasileiro, que mora na cidade desde 2004. Márcio é um apaixonado pela cidade e adora visitar seus museus. Na companhia dele, você vai conhecer o Victoria & Albert, o Science e o Natural History Museum.

visitando os museus em londres

Marcio Delgado

Uma rua, 3 grandes museus em Londres

Curiosamente, os 3 museus mostrados em nosso vídeo acima ficam na mesma rua: a Exhibition Road.  Literalmente, a tradução seria “rua das exposições“, mas podemos dizer que é a “rua dos museus“. A Exhibition Road passou por muitas mudanças ultimamente. Ela transformou-se em um belo espaço para passear. Mesmo quem não curte museu, vai curtir a rua. Ela tem bastante espaço para pedestres, cafés bacanas e uma atmosfera bem londrina. Perto dali fica também o Hyde Park, que também é uma bela opção de passeio.

museu de história natural

Museu de História Natural

 

Dos três, o Victoria & Albert é o que tem maior variedade em termos de acervo. Ele abrange diferentes manifestações artísticas: design, pintura, arquitetura e moda. Tem uma grande quantidade de obras relacionadas a outros países e continentes. Especial destaque para uma vasta coleção de roupas e objetos do oriente. O Museu da Ciência é perfeito para quem curte a história da evolução tecnológica ao longo do tempo. Carros, aeronaves, navios e outras máquinas fazem a festa para quem é apaixonado pelo tema.

science museum london

Museu da Ciência

Um museu para toda a família

O Dinossauro logo na entrada do Museu de História Natural, é um cartão de boas vindas para quem tem filhos. Também para quem tem interesse sobre a evolução das diversas formas de vida que habitam o planeta. Não só as que habitam, na verdade, já que muitos dos animais ali não existem mais.

museus em londres

Victoria & Albert

Mas o Museu de História Natural tem outra razão para ser tão especial: entre os museus em Londres é que mais atrai crianças. É um lugar perfeito para um programa de família. São muitas as escolas que promovem excursões de alunos. O museu tem uma logística para atender a essa audiência. Muitas das peças do museu permitem que a criança interaja e há também equipes de monitores treinados para ensinar e orientar.

museu de história natural

Museu de História Natural

Como Márcio afirma, não dá para conhecer tudo num só dia. De qualquer forma, vale a pena visitar os três. O bom do vídeo acima é que você pode ver um pouco de cada um deles de cada vez. Assim, fica mais fácil planejar a ordem de prioridade para a sua visita. E mais uma vantagem: além de ser de graça, como todos museus na cidade, aqui, você não gasta nem sola de sapato.

crece pelo