música do norte do brasil – lia sophia

vozes de um brasil redescoberto

A música do norte do Brasil na capital inglesa, na voz de Lia Sophia, poderia ser um caso isolado. Não é. Neste ano de 2016, por exemplo, a capital londrina já recebeu Dona Onete, outra grande representante da região. Mais que indicadores, são retratos de uma realidade. O Brasil e o mundo, como diz Lia Sophia, está redescobrindo a riqueza cultural da região amazônica. Nunca é tarde, pra nossa sorte.

lia sophia em londres

Lia Sophia

Descubra mais:

3 bandas pernambucanas no exterior

A presença de Lia Sophia na cidade deve-se a um convite da Embaixada do Brasil. Mas ela não ficou apenas nas comemorações do Brazil Day, que aconteceu na Trafalgar Square, no dia 10 de setembro. O nosso vídeo foi gravado no Restaurante Tia Maria, que tem se destacado como um espaço aberto para a nossa música e músicos. Antes da apresentação contagiante que ela fez no palco do restaurante, fomos descobrir mais sobre este talento que o Brasil está aprendendo a admirar.

lia sophia e banda

Márcio Jardim, Lia Sophia e Igor Capela

Caldeirão de sonoridades

A primeira surpresa é a revelação de que ela não nasceu em território brasileiro. Lia nasceu na Guiana Francesa. Antes de fixar residência em Belém do Pará, ela também morou em Macapá. Toda essa vivência está presente na formação musical de Lia. De cada um desses lugares ela adicionou um pouco à sua musicalidade. O resultado é uma polifonia sonora, um autêntico caldeirão de ritmos. Da Guiana Francesa ela traz os sons da música creola, especialmente o zouk. Tem os tambores africanos do Macapá, o carimbó, o merengue, a lambada e a guitarrada.

lia-sophia-4

Música do norte do Brasil em uma artista completa

Tudo isso ganha unidade na forma como ela cria e interpreta suas próprias canções. Vale ressaltar também o talento de Lia Sophia como instrumentista. Claro, não é apenas talento. É resultado de uma vida de estudos, que começou aos 9 anos, por influência materna. Bem acompanhada pelos músicos Márcio Jardim, percussão, e Igor Capela, guitarra, ela mostra que domina seus instrumentos. Também mostra domínio do palco e sabe interagir com a platéia. O resultado é um show que não deixa ninguém indiferente.

lia sophia

Lia Sophia

Um pouco de tudo isso está em nosso vídeo acima. A música do norte do Brasil, com toda a força que Lia Sophia empresta com a sua voz, as guitarras, os tambores e a dança. É música pra deixar o corpo suado e a alma lavada. Para quem está fora do país, uma oportunidade de lembrar do quanto somos ricos. Do quanto temos para nos orgulhar. A música do norte do Brasil ganha o mundo e o mundo ganha Lia Sophia. Um presente que você pode desvendar no vídeo acima.