canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

música e poesia para
o vigésimo quinto dia

Nada como celebrar uma data com música e poesia. É exatamente isso que acontece neste vídeo da série ‘Um Dia de Cada Vez’. Música e poesia predominam. Isso não quer dizer, no entanto, que foi o único tema. Há reflexões políticas, há pitadas de humor, há exemplo de pessoas que estão na linha de frente nesta batalha contra o Coronavírus.

Abrimos com música, cumprindo uma promessa que Mônica Feijó fez no vídeo 16 da nossa série. Em um projeto idealizado com o produtor e baixista Caca Barretto, ela e os músicos, Raphael Marques, bandolim, e Júlio César Mendes, acordeão, gravaram, cada uma em sua casa, uma belíssima versão de ‘Energia‘, composição de Lula Queiroga. Mônica havia prometido mostrar o resultado quando tivesse pronto. Promessa feita, promessa cumprida. É um desdobramento do Projeto Frevo Para Se Ouvir Deitado, que se transformou em CD e show.

Mônica Feijó

Mônica Feijó, Raphael Marques e Luís César Mendes

Bem na frente do apartamento da família, Alexandre Alencar registrou uma imagens muito especiais: homens da companhia de eletricidade podando o alto das árvores para prevenir contra o contato com fios, o que pode gerar choques, senão problemas maiores. Um exemplo do quanto dependemos desses heróis anônimos para nos sentirmos protegidos, mesmo dentro de casa.

poema

No quesito poesia, começamos com Renata Sucupira. Semanalmente, ela se encontra, virtualmente, é claro, com duas amigas para leituras e discussões literárias. Dessa vez, o tema principal era o sonho, sonhado ou desejado. Trocando em miúdos: cada uma das participantes poderia contar um sonho que teve durante a última semana ou um que gostaria de ter tido.

Além das conversa onírica, cada uma delas indicou poemas a serem lidos. Renata escolheu ‘olho muito tempo’ da poeta (defendo o termo ‘poeta’ para mulheres que escrevem poesia) Ana Cristina César, também conhecida por Ana C., um dos expoentes da nossa poesia nos anos 70.

goethe

Da minha parte, aproveitei para iniciar a leitura de dois livros que ganhei de uma amiga, Petra Salinger. A encontrei em fevereiro quando ela me aprontou uma comigo: sem me avisar, veio da Alemanha para o lançamento do meu livro. De quebra, me trouxe dois presentes: os livros ‘The Sorrows of Young Werther’ de Johann Wolfgang von Goethe e ‘Classical Pearls of Wisdom’.

O primeiro é um livro autobiográfico que, ao ser lançado, em 1774, foi muito bem recebido e lançou o nome de Goethe como grande autor; o segundo é um mini livro é uma coletânea de citações de autoria de Goethe e Schiller em torno do tema sabedoria.

yoga

Silvino Ferreira Jr

A minha outra participação neste vídeo é apenas para proporcionar uma pausa para o humor entre a música e a poesia. Susan está usando um tutorial no Youtube com aulas de Yoga que você pode fazer na sua mesa de trabalho e tentou me convencer a fazer o mesmo. Pode até ser que vá funcionar, mas a primeira experiência só fez me colocar numa situação ridícula. Mostrei um pouquinho para vocês.

Amaro Filho

Amaro Filho

Antes de voltar à música, encerrando da forma como começamos, não podemos esquecer da participação sempre especial de Amaro Filho. Embora tenha falado pouco, ele foi firme, mas sem perder a ternura. Mesmo nas palavras mais duras é possível tirar poesia do que ele diz.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x