mutantes voltam a londres em 2015

por Lívia Rangel

mutantes colour

Em 2006, Londres recebeu uma noite histórica no palco do Barbican Theatre. Era a noite de gravação do CD e DVD ao vivo da banda brasileira Os Mutantes – o primeiro registro após sua dissolução em 1978, estreando a primeira apresentação do grupo numa mini-turnê pela Inglaterra e EUA. Na ocasião, a cantora e compositora Zélia Duncan assumia os vocais, que um dia foram da rainha do BRock Rita Lee, ao lado dos membros fundadores, o guitarrista Sérgio Dias e o compositor (e lenda) Arnaldo Batista, no teclado.

Descubra mais:

O punk rock da banda Flanders72, em Londres

9 anos depois, eis que a banda anuncia nova turnê pela Europa, mas dessa vez sem a presença de Zélia e Arnaldo, que retomaram suas carreiras solos. O concerto em Londres será dia 17 de novembro, as 7:30pm, no Village Underground, em Shoreditch – casa que esgotou os ingressos esse ano para outra atração do Brasil, o rapper Criolo. O show dos Mutantes já está à venda por £17,50.

Após a longa pausa dos tropicalistas, Arnaldo lançou discos cultuados, de pouca vendagem, e enfrentou sérios problemas de saúde, esmiuçados em ótimo documentário de Paulo Henrique Fontenelle. Sérgio Dias, por sua vez, se retirou em Nova York tocando com músicos de jazz e rock internacionais, sem muita atenção da mídia brasileira. Rita Lee, como todos sabem, montou a banda de hard rock brasileira Tutti Frutti e depois entrou para o universo pop, ao lado do marido Roberto de Carvalho.

A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileiro. Assim como grande parte dos grupos dos anos de 1960, Os Mutantes foram fortemente influenciados por The Beatles e o grupo de rock progressivo Yes, adotando inúmeros elementos musicais do rock britânico. No entanto, os músicos brasileiros eram também mergulhados em sua cultura local, exercendo sua própria criatividade na utilização de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, assim como era feito pelo quarteto de Liverpool e pelo grupo The Beach Boys.

Nesse sentido, os Mutantes foram pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irreverência. Pois como Os Mutantes, passou a existir uma espécie de mistura da música estrangeira com a brasileira e a adição de novas ideias, com doses de experimentalismo, abrindo, assim, o caminho para o hibridismo musical.

Atualmente, Os Mutantes são formados por: Sérgio Dias, único membro original, na voz e guitarra; Ani Cordero, na bateria; Amy Crawford, nos teclados e vocais; Esmeria Bulgari, nos vocais; Vinicius Junqueira, no baixo; e Vitor Trida, guitarra, flauta e violão .

Discografia

1968 –Os Mutantes
1969 – Mutantes
1970 – A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado
1971 – Jardim Elétrico
1972 – Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets
1974 – Tudo Foi Feito pelo Sol
1992 – O A e o Z (gravado em 1973)
2000 – Tecnicolor (gravado em 1970)
2009 – Haih or Amortecedor
2013 – Fool Metal Jack

 

*Lívia Rangel é jornalista cultural. Editora-fundadora da revista eletrônica www.ElevenCulture.com, publica, às terças e sextas-feiras, aqui no Acontece. E-mail: lira.comunicacao@gmail.com

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv