encantos do interior da Inglaterra

Silvino Ferreira Jr entrevista artista e pesquisadora Dionea Rocha Watt, em Peak District

Silvino Ferreira Jr entrevista a artista e pesquisadora Dionea Rocha Watt, em Peak District

Depois de uma road trip sobre quatro rodas, durante 7 dias de filmagens, entre 30 de maio e 6 de junho, partindo de Londres para o interior da Inglaterra, o casal anglo-brasileiro Susan Ferreira e Silvino Ferreira Jr, fundadores do Canal Londres, produziram a série especial ‘Na Estrada‘, registrando tudo pelas lentes da nossa câmera.

Guiados por brasileiros residentes nas cidades por onde visitaram, a dupla gravou programas especiais que vão revelar histórias por trás de lugares históricos e cartões-postais do country side britânico. O programa passa pelas cidades de Stratford-upon-Avon, Birmingham, LiverpoolLake District, York e Norwich.

Entre os programas que começam a ir ‘ao ar’ nas próximas semanas, no www.CanalLondres.tv, você vai conferir: a Casa de William Shakespeare, em Stratford-upon-Avon; a Biblioteca Pública de Birmingham, cuja ambição é ser a biblioteca do século XXI; o Barracão da escola de samba que prepara o Carnaval de Liverpool e o lendário The Cavern Club, onde os Beatles surgiram, também em Liverpool; a casa onde morou William Wordsworth, maior poeta do romantismo inglês do século XIX, em Lake District (considerada a região mais bonita da Inglaterra); a Universidade de York, na cidade construída pelo império romano; e ainda um papo com estudantes brasileiros do ‘Ciências Sem Fronteiras‘, entre outras curiosidades.

“A gente percebeu que estava devendo mais vídeos sobre o interior da Inglaterra à nossa audiência. Os vídeos produzidos vão preencher uma lacuna e mostrar por que não é só Londres que merece uma visita do turista brasileiro. Para quem mora em Londres, será a oportunidade de conhecer opções de lugares para viajar durante os fins de semana, férias ou feriados prolongados”, conta Silvino Ferreira, diretor/editor do Canal Londres.

:: DIÁRIO DE BORDO por Silvino Ferreira

STRATFORD-UPON-AVON

Interior da casa onde nasceu William Shakespeare

Sala da casa onde nasceu William Shakespeare

A viagem aconteceu de 30 de maio a 6 de junho. De Londres, fomos direto para Stratford-upon-Avon, berço do maior dramaturgo de todos os tempos e personagem mais importante da história do país, William Shakespeare. O passeio vai mostrar que Stratford-upon-Avon é tão bonita e especial que vale uma visita mesmo de quem não tenha o menor interesse em Shakespeare. O ponto alto foi a visita à casa onde ele nasceu.

BIRMINGHAM
No mesmo dia, seguimos para Birmingham, segunda maior cidade do país. Lá, encontramos a brasileira Melissa Becker, que mantém o blog Brummiebr. Além de um passeio para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, o ponto alto foi o vídeo produzido sobre a Biblioteca Pública de Birmingham, projetada com o objetivo de se ser a biblioteca do século XXI. Dormimos em Birmingham e, no dia 31, seguimos para Liverpool.

Biblioteca Pública de Birmingham

Biblioteca Pública de Birmingham

LIVERPOOL

The Tavern Club, onde os Beatles começaram a tocar

The Tavern Club, onde os Beatles começaram a tocar

Lá, encontramos a blogueira carioca Claudia Bellizzi, do Por aí na Inglaterra. Claudia nos levou para conhecer o Albert Dock, porto histórico da cidade que foi revitalizado e, hoje, concentra, entre outras atrações, a Tate Liverpool, o novo Liverpool Museum, o Museu Marítimo, lojas, bares, restaurantes! De lá fomos à Matthew Street, rua onde fica o lendário The Cavern Club, onde os Beatles surgiram.

Ainda em Liverpool, visitamos o barracão da escola de samba de Liverpool e mostramos os preparativos para o Brazilica. A nossa guia lá foi a brasileira Simone Reeves.

PEAK DISTRICT
No mesmo dia, seguimos para o Peak District National Park. Embora o tempo estivesse nublado e chuvoso, na terça-feira, fomos recebidos na casa da artista e pesquisadora brasileira Dionea Rocha Watt, que fez pós-graduação no Royal College of Art. Dionea, que continua ligada ao Royal College, onde desenvolve sua tese de PHD. Ela mora em Peak District há 20 anos e, além de contar um pouco da própria história, nos levou para um passeio na região.

Chatsworth

Chatsworth

LAKE DISTRICT

No dia seguinte, seguimos viagem rumo a Lake District, mas fizemos um pequeno desvio para passar em Chatsworth, um lugar impressionante, com jardins, cachoeiras, esculturas e toda infraestrutura para um dia de passeio.

Em Lake District passamos 3 noites e descobrimos porque ela é considerada a região mais bonita da Inglaterra. Além do cenário de cinema, com os seus lagos, os inúmeros tons de verde e suas montanhas, tivemos a sorte de ter sol todos os dias. O eixo do vídeo gravado lá foram os lugares que inspiraram o poeta William Wordsworth, considerado o maior poeta do romantismo inglês do século XIX. O passeio começou na casa onde ele nasceu e terminou junto ao túmulo onde ele está sepultado.

Casa do poeta William Wordsworth, maior poeta do romantismo inglês do século XIX

Casa do poeta William Wordsworth, maior poeta do romantismo inglês do século XIX

YORK
No dia 5 de junho, sexta-feira, seguimos para York, onde encontramos o músico carioca Carlo Estolano, que faz pós-graduação na universidade local. Foram dois vídeos: o primeiro mostra a Universidade de York. O segundo é um passeio pela histórica cidade fundada pelos romanos e onde Constantino foi coroado.

NORWICH
No sábado, dia 6, entrevistamos três estudantes da East Anglia University, em Norwich. Elas fazem parte do programa Ciências Sem Fronteiras.

LONDRES
No domingo, voltamos a Londres. Todo o trajeto da viagem foi filmado e foi tudo transformado em vídeo para mostrar as belezas e as diferentes paisagens do nosso roteiro.

 

Lívia Rangel é jornalista cultural. Editora-fundadora da revista eletrônica www.ElevenCulture.com, publica, às terças e sextas-feiras, aqui no Acontece. E-mail: lira.comunicacao@gmail.com

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv