neal’s yard
cores e história
com janaína campoy

Neal’s Yard é um dos lugares mais coloridos de Londres.

Para quem tem a visão de que a capital londrina é uma cidade onde o cinza predomina, o nosso vídeo oferece mais uma chance para quebrar esse clichê. Não bastasse o verde e as cores dos seus inúmeros parques, a cidade tem muitos outros jardins e espaços coloridos. Um deles, o Neal’s Yard, é um dos lugares favoritos da jornalista Janaína Campoy.

Janaíana Campoy

Janaíana Campoy

O legado do movimento hippie em um bairro londrino

A caminho de Neal’s Yard

Neal’s Yard fica a apenas 3 minutos da estação de Covent Garden, no centro de Londres, onde encontramos Janaína. Com ela, seguimos pela Neal Street. É um caminho que ela conhece muito bem. Se você curte lojas descoladas e não resiste a uma bela vitrine, a caminhada de 3 minutos pode ser bem mais demorada. Ao acompanhá-la, você vai perceber que, no trajeto até Neal’s Yard, ela dedica especial atenção a algumas lojas.

Neal Street

Janaína Campoy – Neal Street

Conhecendo Janaína Campoy.

Ao longo da Neal Street, você também já vai conhecendo um pouco da história de Janaína Campoy. Paulistana, ele chegou em Londres pela primeira vez em 2009. O sonho de morar fora veio muito cedo, desde os 8 anos, quando começou a aprender inglês. Com o primeiro casamento, o projeto ficou um pouco de lado, mas não esquecido. Em 2010, com um filho de 8 anos, não muito feliz com a vida profissional em São Paulo, ela resolveu dar o salto. Ou, mais que isso, levantar voo.

Janaina Campoy

Janaina Campoy – Neal Street

Como você pode imaginar, não é tarefa fácil chegar a uma cidade com um filho de 8 anos, e sem conhecer ninguém. Mas as coisas foram acontecendo dentro do planejado. Entre outras coisas, Janaína curtiu muito a abertura que a cidade ofereceu para novas possibilidades. Em especial, o curso de mestrado que estava fazendo.  E foi descobrindo a sua própria Londres. Uma cidade bem diferente dos estereótipos: colorida e com muita natureza. É aí que Neal’s Yard tornou-se especial.

Neal's Yard

Neal’s Yard

Neal’s Yard e o seu criador

Nos anos 70, o que hoje é Neal’s Yard, era apenas um lugar sujo, depósito de restos de frutas e verduras do Covent Garden Market. Nicholas Saunders era um homem que pensava além do seu tempo, um visionário. Nos anos 70, ele já se preocupava com temas que hoje fazem parte do cotidiano, mas que, então, eram vistos com certo desdém. Coisa de hippie. Ele já se preocupava com sustentabilidade e a responsabilidade ética na produção e nos negócios.

Neals Yard

Neals Yard

Escondida, mesmo hoje, quem não conhece, precisa ficar atento para achar esse pequeno jardim no meio do Seven Dials District. Nicholas Saunders viu ali o lugar ideal para abrir a sua loja de produtos naturais. Não foi fácil, já que além das dificuldades para transformar  uma área abandonada, ele teve que desafiar o poder público, que havia lhe negado a licença para abrir a loja.

Neals Yard

Neals Yard

O tempo deu razão a Nicholas Saunders. Outras lojas que seguiam a mesma filosofia foram chegando. Hoje, é possível, além de alimentos e outros produtos naturais, fazer tratamento com medicinas alternativas, massagens, dança, terapias. Mas Neal’s Yard é tão especial que vale a pena passar só para tomar um banho de cor. Basta sentar em um dos bancos no meio do jardim, ou na frente de um dos cafés, e apreciar. Faz bem pra alma.

Neal's Yard

Neal’s Yard

Uma conversa em um lugar assim é sempre uma oportunidade para se refletir sobre em que mundo queremos viver. Com a experiência de quem, como profissional de marketing, também teve a oportunidade de viver em Nova Iorque, antes de retornar a Londres, Janaína faz essa reflexão.

Desde que saiu de São Paulo, ela resolveu que o lugar onde quer viver não tem que oferecer apenas boas oportunidades de trabalho. Natureza, cor, ar limpo, meio ambiente, enfim, são parte da receita que faz de uma cidade em lugar bom de se viver. Por isso que esse refúgio, quase secreto, chamado de Neal’s Yard, é tão inspirador.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv