nina franco
mulheres, fotografia e arte

Nina Franco faz da fotografia a base para sua arte.

Ela nasceu em Bento Ribeiro, no estado do Rio de Janeiro. Aos 14 anos ela já sabia que queria fotografar. Com o suporte materno, deu os primeiros passos e não parou mais. Mas, como ela mesma ressalta, as coisas não são fáceis pra quem vem do subúrbio”. Por isso mesmo, Nina decidiu ampliar os possibilidades e saiu do Brasil.

fotografia de nina franco

Fotografia de Nina Franco

Descubra mais:

A fotografia de Lita Cerqueira em Londres

Nina Franco e o Brasil de outra perspectiva

Desde que veio para a Europa, viveu na Irlanda e na Grécia, antes de desembarcar em Londres. São 7 anos que ajudaram a mudar a forma como ela vê a si mesma e o Brasil. Mulher e preta, fora do Brasil, ela percebeu com mais nitidez o quanto o país de origem ainda tem a evoluir na relação com a população de origem africana. Uma parte que forma mais de 50% da população não pode ser tratada como minoria.

Estúdio de Nina Franco

Estúdio de Nina Franco

Fascinada pelas histórias que cada fotografia carrega, ela dedica-se a fotografar mulheres. O objetivo principal é dar mais visibilidade a um grupo que, historicamente, foi deixado à sombra dos homens. Mais especificamente, a mulher anônima e comum, tem um lugar de destaque no trabalho artístico de Nina Franco. É uma fotografia que se expressa através do que ela chama de técnica mista, em forma de esculturas, instalações, colagens, ilustrações.

Nina Franco

Nina Franco

Iconografia Preta

Em nosso vídeo, algumas fotografias fazem parte do Projeto “Iconografia Preta”, exibido durante o FLAWA – Festival of Latin American Women in the Arts -, que aconteceu em Londres em maio de 2019. Através da série, ela busca um novo lugar para as mulheres pretas, oriundas da diáspora africana. O formato de busto é uma referência à forma como reis e rainhas eram representados. É neste novo lugar, novo patamar, que Nina Franco coloca a mulher anônima de Iconografia Preta.

iconografia preta

Iconografia Preta – Nina Franco

A fotografia de Nina Franco tem um foco muito preciso: dar e ampliar, através da imagem, vozes femininas silenciadas ao longo do tempo. Não é um trabalho de buscas mas sim de encontros. São mulheres que chegam até ela por diferentes vias. Elas se acham mutuamente. O nosso vídeo também é resultado de um encontro, um verdadeiro achado, que a gente compartilha com você.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv