dia de pixinguinha
noite de chorinho em londres
Foi uma noite inesquecível para o chorinho em Londres, uma das mais ricas expressões musicais do Brasil, que surgiu no Rio de Janeiro, como resultado do encontro do samba com a valsa e a polca, entre outros ritmos.
Mais chorinho:
O belo trabalho da flautista Cybele Palopoli em Londres
Considerada a primeira música urbana do Brasil, o chorinho tem atravessado o tempo, e ultrapassado os limites geográficos do seu lugar de origem. Prova disso é o Primeiro Choro Day, realizado em Londres no dia 23 de abril de 2011, data que marca o aniversário do maior nome deste gênero musical, Pixinguinha, também consagrada como o Dia Internacional do Choro.

Aluá Nascimento
Chorinho com sotaque
Com a presença de 2 bandas formadas basicamente por ingleses, Choro Bandido e Vila Verde e o trio brasileiro Vendendo Peixe, o Primeiro Choro Day aconteceu no Club Jamboree e, além das bandas, contou com vários artistas e promotores da cultura brasileira em Londres.
Estavam lá a cantora Rebeca Vallim, a líder do Maracatudo Mafuá, Mariana Pinho, o nosso apresentador Fábio Louis, que nos intervalos entre uma e outra apresentação, ensinou passos básicos de dança de salão para a platéia.
Entre os organizadores, merece destaque o trabalho da britânica Emily O’Hara, que toca violão de 7 cordas na Vila Verde. Emily tem formação clássica e o seu primeiro contato com a música brasileira veio através dos estudos de peças de Villa Lobos para violão.
Apaixonada pelo chorinho, ela falou para o Canal Londres sobre os objetivos e o espírito que levaram à promoção do Primeiro Choro Day. Tudo isso, e um pouco mais, você vê no vídeo aí em cima.