norte de paris
árabes, africanos e asiáticos
Conhecer o Norte de Paris é fazer uma viagem fora do lugar-comum.
Como toda grande capital européia, Paris é uma cidade de múltiplas faces: tem a Paris do cartão postal, onde brilham a Torre Eiffel e a Champs Elysees, mas existem muitos outros mundos dentro de Paris.

Pedro D-Lita
Descubra mais:
Um passeio pelo bairro mais diverso do Reino Unido
A Paris que você vai ser levado, neste vídeo do Canal Londres, é a Paris do subúrbio, a paris multi-cultural, onde a maior parte da população é formada por descendentes de imigrantes africanos, árabes e indianos.
O nosso guia no norte de Paris
Para mostrar a esse lado de Paris que pouca gente conhece, um guia que conhece muito bem a cidade, o brasileiro Pedro D-Lita. Jornalista e músico, Pedro escreve para revistas e sites especializados em música, além de ter o seu próprio blog. Mas Pedro é, acima de tudo, um cara do nosso tempo.
Vivendo em Paris desde 2007, ele rapidamente detectou o impacto que a imigração teve sobre a cidade, e se apaixonou por essa cidade multi-étnica, multi-cultural, multi-bela. Por isso a paixão dele pelo norte de Paris. É ali onde essa diversidade mais fica escancarada. De carona na sua scooter, ele leva você para conhecer o lado de Paris povoado por pessoas completamente diferentes do francês que a gente carrega como imagem.
Na verdade, é uma Paris que só aparece na mídia quando explodem problemas de conflitos étnicos e raciais. É o lado da cidade odiado por aqueles que ainda sonham com a volta ao passado. Um tempo onde só o Europeu tinha o direito de viver em território estrangeiro.
Durante o percurso, Pedro também conta um pouco da sua história pessoal, da sua primeira vinda à Europa, do que o levou a se apaixonar e sentir-se em casa em Paris. De quebra, você vai ver Paris a partir de um dos seus pontos mais altos, o belíssimo parque Buttes-Chaumont, construído por Napoleão Bonaparte. Bon voyage.