notting hill
um lugar em londres

Notting Hill, em Londres, ficou famoso como lugar onde aconteceram algumas da cenas do popular filme que conta com Julia Roberts e Hugh Grant no elenco. Mas existem outras razões para você conhecer Notting Hill além do filme. É um excelente programa para um passeio a pé, especialmente no sábado, quando muita gente vai conhecer e fazer compras no Mercado de Portobello.

Estação de Notting Hill Gate

Notting Hill – como chegar e por onde começar

Chegar em Notting Hill usando o transporte público é muito fácil: o mais prático é ir de metrô e descer na estação de Notting Hill Gate. Ela é servida por duas linhas: a Circle & District Line, verde e amarela, e Central Line, identificada pela cor vermelha. A estação tem 4 saídas.

coronet cinema

Coronet Cinema

Se você quer começar o passeio por uma das locações do filme, vá direto ao antigo Coronet Cinema, onde hoje funciona o Print Room. Fica no número 103 da Notting Hill Gate. Não tem como errar porque fica próximo ao lado oposto de uma das saídas da estação. É lá que o personagem de Hugh Grant, William, vê Helix, o curta de ficção com Julia Roberts no papel de Anna Scott. É um lugar histórico porque o Coronet Cinema foi aberto em 1898, como teatro. Mais tarde, foi transformado em cinema e, em 2010, voltou a funcionar como teatro. Uma das curiosidades é que ele recebeu a visita do Rei Edward II.

portobello road

Portobello Road

Nos passos de Julia Roberts e Hugh Grant

Se a ideia é continuar o conhecendo algumas das locações de “Um lugar chamado Notting Hill”, a melhor dica é seguir em direção à Portobello Road, que tem papel central no filme. Você logo vai reconhecer as casas coloridas que viu no filme. É lá também que você vai encontrar a livraria “The Travel Company”, onde os personagens de Hugh Grant e Julia Roberts se encontram. No local, agora funciona uma loja de calçados. A livraria que inspirou a do filme funcionava em uma rua paralela à Portobello Road, mas fechou. Se mesmo assim você tiver curiosidade, é só colocar esse endereço no seu GPS: 15, Blenheim Crescent.

travel book shop

The Travel Book Shop

 

O Mercado de Portobello

Mas Notting Hill não é só um lugar que serviu de cenário para um filme famoso. A maior atração do bairro, para londrinos e milhões de turistas que visitam a cidade anualmente, é o Mercado de Portobello. Só para você ter uma ideia, é o maior mercado de antiguidades do mundo. Mas isso não significa que você só vai encontrar antiguidades, porque tem de tudo ali: roupas, acessórios, bugigangas, muita coisa para você decorar a casa, frutas, legumes, pubs e barracas com comidas típicas de diversas nacionalidades. Se você gosta de burburinho, vá no sábado. A sexta-feira é uma boa opção para quem quer menos multidão, mas as famosas “Arcades”, onde estão as principais lojas de antiguidades, só abrem aos sábados.

carnaval de notting hill

Mercado d Portobello

 

Carnaval de Notting Hill

Para quem pensa que Londres não tem folia, o Carnaval de Notting Hill é uma grande surpresa. Além de principal evento anual do bairro, é uma das maiores festas de rua da Europa. Tem um toque caribenho, mas o brasileiro vai ver muita coisa familiar, porque Londres também tem escolas de samba brasileiras que participam do desfile. Mas a festa só acontece no mês de agosto. Está a fim? Marque aí no seu calendário de diversões.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv