carnaval de notting hill
carnaval em londres
O Carnaval de Notting Hill é a prova de que existe carnaval em Londres.
Mas é também uma mostra do quanto Londres pode se transformar em festa. É um carnaval muito mais vivo e animado do que muito brasileiro imagina. Basta dizer que é a maior festa de rua da Europa. São mai de 500 mil pessoas nas ruas do famoso bairro londrino que dá nome à festa.
Descubra mais:
Um dançarino se despede de Londres e do Notting Hill Carnival
Mocidade Independente no Notting Hill Carnival
É uma festa com gente de todas as partes do mundo, principalmente das comunidades afro-caribenhas. Com eles, os ritmos dançantes e contagiante próprios dos afro-descendentes. E, nesta edição, um gostinho bem brasileiro: para celebrar os 25 anos da London School of Samba, a consagrada escola Mocidade Independente de Padre Miguel, enviou alguns integrantes para o desfile.
A Mocidade e a London School são escolas co-irmãs. O carnaval deste ano serviu para celebrar esta união. O samba enredo, por exemplo é cantado em português. A gente entrevistou alguns brasileiros que vivem em Londres, bem como alguns integrantes da Mocidade Independente. Através dos depoimentos, você tem uma ideia do que a festa significa para a cidade. É um vídeo cheio de vibração e alegria.
A gente não pode deixar de dar um destaque especial ao aniversário da London School of Samba. Não é fácil manter uma escola de samba por tanto tempo mesmo no país onde o ritmo nasceu. Isso exige muita paixão, mas também muito profissionalismo. Observando todo o ritual do desfile, desde o aquecimento até o ponto final, percebe-se a dedicação e a vontade de fazer bonito. É algo contagiante e que mostra o quanto a nossa festa mais popular só tem a ganhar com esse toque dado pelos brasileiros londrinos.
Agora, é a sua vez de prestigiar todo este esforço. Acompanhe as imagens dessa festa que rolou nas ruas da capital londrina mas que que tem batida, calor e ritmo bem brasileiros. Muito provavelmente, você vai se mexer aí na cadeira. A gente também não vai ficar surpreso se você decidir que ainda vai pular o carnaval por lá.