o castelo de porto palermo
e o ali pasha

Castelo de Porto Palermo, um ponto de parada ao longo da Riviera Albanesa.

Ele é pequeno e fica situado em uma pequena península, ao sul de Himara. Para o viajante que não sabe da sua existência, é muito fácil passar ao longo da estrada e sequer notá-lo. Em nossa viagem, o Castelo de Porto Palermo não estava em nosso roteiro. O que chamou a nossa atenção foi a beleza daquele pedaço de terra, quase uma pequena ilha, se não fosse o estreito istmo que o liga à estrada.

Mar Jônico

Peninsula de Porto Palermo

Descubra mais:

As ruínas e a impressionante vista do Castelo de Himara

Castelo de Porto Palermo – características venezianas

A gente também não tinha a menor ideia de quem era Ali Pasha de Tepelena, a quem o Castelo de Porto Palermo é associado. Ao chegar lá, havia pouquíssimos turistas. Na entrada até havia o que parecia ser uma recepção, mas estava sem ninguém. Por conta do tamanho, você pode conhecer todas as dependências em coisa de 10 minutos. Algumas pinturas na parede despertam a atenção.

Porto Palermo

Porto Palermo

Aos poucos, descobrimos que, hoje, acredita-se que aquela é uma construção veneziana. O estilo triangular, com torres arredondadas, bem como a localização, é muito semelhante a outro castelo que os venezianos ergueram em Butrint, com parte da estratégia de domínio do Mediterrâneo e o do Adriático.

Castelo de Porto Palermo

Castelo de Porto Palermo

Ali Pasha

Mas quem era Ali Pasha de Tepelena? Para Entender essa figura é preciso conhecer um pouco da história da Albânia. No final do século XVIII, quando o país era dominado pelos otomanos, a forma de administração política passou a ser mais descentralizada. Algumas províncias tinham grande autonomia. Ali Pasha era uma espécie de “segurança” que foi, pouco a pouco, se tornando uma pessoa poderosa.

Castelo de Porto Palermo

Interior do Castelo de Porto Palermo

Ambicioso, ele foi expandindo a sua área de domínio por todo o sul da Albânia. Era conhecido pela violência, mas também pelas habilidades diplomáticas. O famoso poeta inglês Lord Byron chegou a visitá-lo. Ele também usou a diplomacia para tirar proveito dos conflitos entre a Inglaterra e a França de Napoleão. Jogando um país contra o outro, ele, ao mesmo tempo, agradava aos dois lados, em benefício pessoal.

vista de Porto Palermo

Embora ele seja ligado a Ali Pasha, se acredita que o castelo deve ter sido construído pelos venezianos. A razão é o design triangular com torres arredondadas, semelhante ao construído por eles em Butrint, mais ao sul. No entanto, o ponto alto da visita é sair do castelo e aprecia a belíssima vista que o mesmo proporciona. Comprove em nosso vídeo.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv