canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

criador da indie bossa
ale vanzella

Alê Vanzella, criador da indie bossa, conseguiu algo improvável: juntar a bossa nova e o rock. Ele passou por Londres, como parte da sua primeira turnê européia. Foi mais uma oportunidade de mostrar um pouco de um trabalho que tem chamado a atenção por onde ele passa.

A primeira coisa que ressalta no trabalho dele é a fusão que tem promovido entre dois gêneros bem distintos: bossa nova e indie rock. No vídeo acima, ele apresenta não apenas a música mas o conceito que tem norteado esta fusão. A conversa foi gravada nos jardins de um pub em Ilford, nordeste da Grande Londres.

criador da indie bossa

Alê Vanzella

Descubra mais:

A bossa e os ritmos brasileiros no trabalho de Mônica Vasconcelos

Do rock à bossa, uma travessia

Basicamente, ele começou como músico no universo do rock. Ao descobrir João Gilberto, decidiu partir para uma experiência inédita: juntar o ritmo cadenciado da bossa nova e a batida do indie rock. O fio condutor seriam as linhas melódicas de cada um dos dois gêneros.

cd indie bossa

A iniciativa, que poderia despertar revolta entre os mais puristas, tem aberto caminhos inusitados para Alê Vanzella. O CD Indie Bossa, foi produzido nos estúdios de Roberto Menescal. Por tratar-se de um dos papas da nossa música, o fato pode ser traduzido em um aval. A mesma receptividade tem acontecido onde Alê passa.

alê vanzella

Na entrevista, ele revela algumas das premiações que o trabalho recebeu.  Desde premiações na terra natal, o Rio Grande do Sul, a turnê ao Japão.  A participação dele no documentário oficial da FIFA sobre a Copa do Mundo de 2014, também veio como uma confirmação do que tem feito. Para completar, tem a boa acolhida que o trabalho tem tido na Europa, especialmente entre o público mais jovem.

minimalista

Como se não bastasse, Ale tem também mantido, paralelamente, a ligação com o indie rock. Isso acontece através do projeto The Minimalistas, também registrado em CD.

violão

Em um universo em que a maioria explora o lugar comum, onde o risco é sempre minimizado, Ale Vanzella é um músico que tem coragem.  É bom ver um artista sair do conforto,do porto seguro e navegar por novos mares. Onde a ousadia vai levá-lo só o tempo dirá. Certamente, irá bem mais longe que aqueles que preferem ver a vida passar parados no cais.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x