grande incêndio de londres – 1666

foi culpa do padeiro?

O grande incêndio de Londres, em 1666, é um dos grandes acontecimentos na história da cidade. Uma tragédia com dimensões épicas. O Grande Fogo, como também é conhecido, destruiu grande parte da City of London, o lugar que deu origem à cidade. É um capítulo triste na história, mas que também deu impulso a grandes transformações.. Triste e, ironicamente, fascinante. Se você ainda não sabe o que este acontecimento significou para a cidade, este é o vídeo. Com a nossa guia de turismo, Vania Gay, você vai conhecer de perto essa história.

o grande fogo de 1666

Monument ao Grande Incêndio de 1666

Descubra mais:

A história de St james e seus Gentleman Clubs

Dentro de uma área que não chega a 50m2, Vânia faz um passeio no tempo para contar o que gerou o incêndio, os números, curiosidades e consequências da tragédia. Foi um acontecimento que mudou a cidade em vários aspectos. praticamente toda a City teve que ser reconstruída. Também fez com que outras áreas da cidade ganhassem um novo impulso. Em um dos nossos vídeos, Vânia fala como a tragédia fez com que muitos homens de negócio mudassem para a região de St James.

Local onde o Grande Incêndio de Londres começou.

Placa na frente do local onde o Grande Incêndio começou.

Hotéis em Londres

Monumento ao Grande Incêndio de Londres

Só que o nosso roteiro começa de trás pra frente: Vania desembarca na estação de metrô de Monument, na City of London. Bem ao lado da estação foi construído o Monumento ao Grande Fogo. O projeto, do Sir Christopher Wren, que também projetou várias construções históricas de Londres, incluindo aí a Catedral de St Paul, tem 61 metros de altura. Nas suas laterais há inscrições, bem como desenhos esculpidos.  São personagens e símbolos, cujo significados Vania desvenda para você.

Monumento ao Grande Incêndio de Londres

É um lugar que vale a pena visitar não só pela história. Ele oferece uma bela vista de Londres. Você só precisa de disposição para encarar os mais de 300 degraus até o topo. Em seguida, a nossa guia leva você ao lugar onde tudo começou: uma padaria. Ela fica a poucos metros do monumento, mais precisamente, na Pudding Lane.  Foi a partir dali que os ventos espalharam o terror. E pensar que o rei da época, ao ser informado do que estava acontecendo, respondeu com uma frase muito infeliz: “o xixi de uma mulher apaga isso”.

visita ao monumento ao grande incêndio de londres

Você, certamente, vai ficar surpreso com as dimensões desse incêndio devastador. Poucas igrejas, a exemplo da St Helen’s Bishopsgate, ficaram de pé. O Grande Fogo consumiu mais de 80 igrejas, incluindo a catedral de St Paul. Grande parte da explicação se deve ao fato dele ter ocorrido em uma época em que não existia corpo de bombeiros. Derrubar casas e esperar o vento parar de soprar eram as únicas armas para se defender. Do contrário, a tragédia do grande incêndio de Londres teria sido ainda mais devastadora.

Local onde aconteceu o Grande Fogo de 1666

Vânia Gay

Mas o que fica de mais positivo quando você chegar ao fim do vídeo é que você vai passar a ver este pedaço de Londres com outros olhos. Você vai entender o quanto o grande incêndio de Londres, ao lado dos bombardeios da II Guerra Mundial, definiu o que parte de Londres é até hoje. Bom passeio.