o grande mural
waleska nomura
A arte de espalhar amor ganhando espaço
Em um tempo difícil, como o que agora vive a Europa, as cores e a mensagem de amor neste grande mural de Waleska Nomura podem soar como uma voz solitária. Mas não é este o grande desafio e o grande gesto que se espera de uma artista? Quando tantos usam a força, a arte dela diz que a paz é o único que nos faz felizes. Ela fala com o coração, quando tantos querem a brutalidade das armas. É esta a mensagem que a arte de Waleska Nomura carrega.
Veja mais:
Um dos maiores nomes da “street art” no Reino Unido, Adam Neate
Mural de Waleska Nomura – dimensão de um talento
E, quando tantos pensam que não há meios para que esta mensagem reverbere, uma galeria de arte oferece a oportunidade para que Waleska esperava: transformar uma grande parede em veículo para uma mensagem de alegria, de esperança, de amor. Durante 5 dias, na parede lateral da Red Gallery, Waleska, com a ajuda de um guindaste, o apoio de Lee Bofkin da Global Street Art, encarou o frio e a chuva londrina para pintar um imenso e colorido coração.
Projeto Espalhando Amor
A mensagem não, no entanto, um ato isolado. Por onde passa, Waleska tem aproveitado cada oportunidade para prosseguir com o Projeto Espalhando Amor. É um projeto iniciado em 2004. Cada espaço em paredes e muros que ela tem oportunidade de pintar, é um meio para provocar um sorriso. A ideia é surpreender cada pessoa que passa. Uma forma de lembrar a quem está triste que a alegria pode estar na próxima esquina. Lembrar que a arte é, antes de tudo, a expressão do belo.
O Canal Londres, já tinha tido o privilégio de contar um mostrar a primeira exposição de Waleska Nomura em uma galeria de arte. Agora, sente-se orgulhos de ter acompanhado Waleska nestes 5 dias de trabalho incansável. Um sforço para trazer para você o primeiro trabalho realizado por ela numa parede gigante. Vimos dia-a-dia como o coração e a mensagem que Waleska queria passar foi tomando forma.
Também ouvimos ela contar um pouco sobre o caminho que percorreu desde que chegou em Londres: o encontro com aquele que se tornou o seu marido, o artista Adam Neate, pausa durante por conta do nascimento do filho e a volta ao que ela mais gosta de fazer: dar vida às paredes das cidades com cores e uma mensagem de otimismo.
O resultado está no vídeo acima. Basta ver a expressão de alegria que Waleska revela, para perceber que aquele era um coração que ela carregava em forma de semente e que brotou e cresceu na grande tela pública que em que uma simples parede pode se transformar. Registrar este momento muito especial é a a nossa forma de contribuir para que o Projeto Espalhando Amor e Energia Positiva no Mundo vá ainda mais longe.