o ser capoeirista, do c mestre jarrão, traduzido
“O Ser Capoeirista” é o título do livro escrito por Carlo Bento.
C Mestre Jarrão, como é conhecido no universo da capoeira, lançou em Londres o Being a Capoeirista, a versão do seu livro “Ser Capoeirista, para o inglês. O lançamento aconteceu Embaixada do Brasil em Londres. Em nosso vídeo, cima de tudo, você vai ter a oportunidade de conhecer um pouco da história desse gaúcho que conheceu a capoeira na adolescência e, desde então, a adotou como filosofia de vida.
Descubra mais:
A história de um capoeirista brasileiro em Londres
História de uma filosofia de vida
Jarrão levou 7 anos escrevendo O Ser Capoeirista. Isso, por si só, já mostra o quanto ele levou o projeto a sério. A ideia foi colocar em palavras o significado que a capoeira tem na vida dele, registrando no livro a essência do que ele aprendeu como os cantos, os mestres, na convivência com outros capoeiristas, na roda.
Encontro de Capoeiristas
O evento de lançamento da versão em inglês de O Ser Capoeirista, moderado por Nadia Kerecuk, criadora do Bilingual Book Club, foi transformada em uma autêntica festa da capoeira. O público, formado por brasileiros, britânicos e europeus, lotou o auditório da Embaixada. Como prova de prestígio, muitos mestres da capoeira compareceram e falaram sobre o livro e o seu autor.

Jarrão e Marquinhos Brasil
A presença do mestre
Entre os mestres da capoeira, merece destaque a presença de Marquinhos Brasil. Ele foi o responsável pela formação de Jarrão no universo da capoeira. Emocionado, ele dá um testemunho muito pessoal, destacando o fato de que desde o primeiro encontro ele viu algo de especial naquele “menino”, que viria a adotar como um filho. Ao longo do tempo, eles construíram, acima de tudo, uma bela amizade. Ao falar da importância do livro de Jarrão, Marquinhos lembra de um fato importante: a capoeira é o maior divulgador da língua portuguesa no mundo.
A importância de O Ser Capoeirista
São muitos os estudos e livros escritos por acadêmico sobre a capoeira, mas ter um livro escrito por alguém que vive a capoeira como filosofia de vida, acrescenta muito como documento e testemunho de como esta arte afro-brasileira transforma pessoas. Poucos percebem o quanto a disciplina e o respeito pela hierarquia são componentes fundamentais na convivência entre os capoeiristas. O livro de Jarrão também é um registro importante em um universo, cujas histórias foram mantidas através da tradição oral.
E como estamos falando do lançamento da versão em inglês, Being a Capoeirista, traduzido por Sheila Hicks Balgobin, é uma forma de deixar a capoeira ainda mais acessível. Logo no início do vídeo, você vai perceber que Jarrão se apresenta como contra-mestre de capoeira, o que significa que ele está a um passo de tornar-se mestre. Ao longo do vídeo, no entanto, você vai descobrindo que, com a sabedoria de vida que ele expressa, ele já merece o respeito dedicado aos mestres.