vinicius sarmento
violão de 7 cordas
Se tem algo familiar na vida do violonista Vinicius Sarmento é a música.
Nascido em família de músicos, aos 8 anos começou a aprender violão com o pai. Aos 10, já fazia a primeira apresentação em público. Agora, o violão de sete cordas de Vinicius Sarmento chega a Londres.
Veja mais:
Yamandu Costa na Embaixada do Brasil em Londres
Convidado pela conterrânea Natalia De Santana Revi, Vinicius passou por Londres. Na capital inglesa, encontrou o percussionista e bandolinista baiano, radicado em Londres, Anselmo Netto. Para a nossa sorte, ele aceitou o convite para uma entrevista. De presente, 3 músicas que você pode ouvir no vídeo acima.
Linhagem musical
Durante a conversa, realizada na casa de Anselmo, logo fica claro que Vinicius faz parte de uma linhagem de músicos predestinados. Ou seja: nenhuma chance de cogitar outra carreira profissional. Além da influência do pai e do tio, o seu padrinho de batismo foi Rafael Rabelo. Simplesmente, um dos grandes nomes do violão brasileiro. Rafael Rabelo viria a tornar-se grande referência musical de Vinicius. Mas não dá para esquecer que foi o tio que o incentivou a adotar o violão de sete cordas,
Vivendo em uma cidade onde a música brota por todos os lados, ele também faz parte do grupo Seu Chico. Ao mesmo tempo, tem parcerias com outros nomes do cenário musical pernambucano. Nomes como Geraldo Maia e Junio Barreto estão entre aqueles com quem Vinicius tem trabalhado.
Claro que seria inevitável a pergunta sobre o violão de sete cordas. Vinicius, então, aproveita para contar um pouco sobre o papel da sétima corda no violão. Também nos conta a história de como a ideia surgiu no Brasil. Como toda história que se preza, a invenção do violão de sete cordas tem seu lado controverso. Para saber o porquê, basta um pouco de curiosidade e ver o nosso vídeo.
No final, o presente extra é a participação muito especial do anfitrião de Vinicius Sarmento na cidade. Anselmo Netto, com o seu Bandolim, entra em cena. O dueto é um pouco do que foi à apresentação deles em Londres. Se você não teve o prazer de vê-los ao vivo, mais uma razão para ver o vídeo acima.