siga-nos no facebook >

canallondres

olha esse céu de londres

Quem está em Londres, nestes primeiros dias de agosto de 2015, já percebeu: as temperaturas caíram, chuva de vez em quando, um cinza tomando o lugar do azul do céu. Pelo calendário, ainda é verão, mas parece que o sol resolveu ir embora mais cedo. É certo que, aqui e ali, ele dá o ar da graça, mas parece que é só para nos lembrar o quanto faz falta.

olha esse ceu de londres

Gherkin – Londres

E já que a passagem do tempo, como provam as estações, é inevitável, o melhor remédio é ficar com as boas lembranças que o sol de verão nos deixou. No meu caso, em particular, um dos grande momentos desse verão de 2015, foi a visita que o meu amigo Raimundo Penaforte, a quem não via há mais de 30 anos, fez à capital londrina. Aliás, para ele, voltar a Londres também significou rever uma cidade onde havia estado em 1985, portanto, 30 anos atrás.

olha esse ceu de londres

O tempo parece que sabia da importância dessa visita e nos brindou com um sol que acordava mais cedo e ia dormir mais tarde. Perfeito para os tantos passeios irresistíveis que a cidade oferece. Por conta do trabalho, não pude acompanhar Raimundo em todos os passeios que ele fez pela cidade. Fomos a Camden Town, onde, além de um longo bate-papo, regados por algumas pints de cerveja, gravamos um vídeo sobre a bela carreira de músico que ele tem construído em Nova Iorque, e também fizemos um passeio pela City of London, o coração financeiro da capital britânica.

olha esse ceu de londres

Por conta da série de vídeos que produzimos para o Guia Londres, acredito que fui um guia razoável. A City é um lugar cheio de histórias, a área onde Londres nasceu, fundada pelos romanos, e renasceu, depois do grande incêndio de 1666. Ao lado da estação de Bank, passamos pela estátua de James Henry Greathead, que criou a tecnologia que tornou possível a contrução de linhas de trem subterrâneas. Passamos pelo prédio do Lloyds, o primeiro prédio moderno a ser tombado na cidade, pelo Leadenhall Market, pela St Paul Cathedral, atravessamos a Millenium Bridge, fomos à Tate e, de lá, seguimos para terminar o passeio em alto estilo, tomando algumas cervejas no The Anchor, às margens do Rio Tâmisa.

olha esse ceu de londres

Boas recordações que foram reavivadas esta semana, quando recebi o vídeo que Raimundo postou no Youtube, intitulado “Rapaz, olha esse céu de Londres”. Mais que uma recordação dos dias em que tive o prazer de, ao lado de Raimundo, voltar no tempo, conversar sobre os velhos amigos da infância e adolescência em Recife, foi um presente muito especial. Tão especial quando esse azul que o sol nos presenteia a cada verão. Por isso, fiz questão de compartilhar o presente com você.

 

Silvino Ferreira Jr - Editor do Canal Londres

crece pelo