onde fica londres?
no mapa, na história, na política

Perguntar onde fica Londres é mais difícil que responder. Perguntar faz você parecer que perdeu uma importante aula de geografia, não é mesmo? Já responder pode ser tão simples quanto dizer que Londres fica na Inglaterra, uma das ilhas britânicas. Basta passear o olhar sobre o mapa no sentido sudeste e você vai ver a palavra “Londres”. Pronto, geograficamente, ali fica Londres. Mas não basta saber isso.

Mapa da Inglaterra

Mapa da Inglaterra

Descubra mais:

Saiba porque Londres é a cidade mais visitada do mundo

Onde fica Londres no mapa político do Reino Unido

Mas, politicamente, onde fica Londres? Primeiramente, é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Londres é o centro de todas as decisões políticas que afetam os cidadãos que vivem no Reino Unido. Isso explica uma curiosidade: os outros países do Reino Unido, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, têm parlamento, mas a Inglaterra, não.

O parlamento britânico, localizado na City of Westminster, em Londres, faz com que, pelo menos até hoje, os ingleses não sintam necessidade de um parlamento inglês. Em Westminster também estão a casa do primeiro ministro, a sede da suprema corte e o Palácio de Buckingham, todos centros de decisões políticas de todo o Reino Unido.

parlamento e rio tâmisa

Parlamento e Rio Tâmisa

O lugar de Londres na história

Mas há uma terceira via, que é entender onde fica Londres do ponto de vista histórico. A capital inglesa, e britânica, foi fundada no início do primeiro milênio, quando os romanos invadiram a ilha britânica e se estabeleceram às margens do Tâmisa, o rio que divide Londres em norte e sul.

Eles deram o nome de Londinium ao assentamento. A partir daí nasceu uma longa história que se prolonga até os dias de hoje: Londres se tornou a maior cidade da Europa e uma das mais importantes do mundo. Uma boa dica para você entender essa história é visitar o Museu de Londres.

city of london

Londres, City of London, Grande Londres – qual a diferença

Hoje, a capital inglesa é formada por 32 distritos, mais a City of London. Os 32 distritos são regiões chamadas de Borough, com certa autonomia administrativa. Cada uma delas tem o seu representante no Parlamento Britânico. Eles são chamados de MP – Membro do Parlamento.

Mas e a City of London, o que é e onde fica em relação a Londres? Boa pergunta. A City of London e uma espécie de Londres dentro de Londres. Originalmente é a região onde a cidade foi fundada pelos romanos. A parte de Londres que ficava dentro da muralha romana.

guildhall gallery

Anfiteatro Romano – Guildhall Gallery

Com o tempo, a City foi integrada à Great London, a Grande Londres, que ficava fora dos limites do muro, mas manteve alguns privilégios. Por exemplo: ela tem o seu próprio prefeito e tem a sua própria polícia. A prefeitura fica no Guildhall e o prefeito é eleito pelo parlamento local anualmente. O prefeito da City não tem salário e é obrigado a provar que tem 1 milhão de libras em depósitos pessoais, para ocupar o cargo.

Além de centro histórico, é também o centro financeiro de Londres. É onde se encontra a maior concentração de bancos e instituições financeiras do mundo. É na City que fica o Bank of England, equivalente ao nosso Banco Central. Andando por suas ruas, aqui e ali, você vai se deparar com a figura de São Jorge e os dois dragões, símbolos da City of London.

onde fica londres

Mapa de Londres – Atrações Turísticas

Descubra a City of London

Ao visitar Londres, você deve separar parte do seu tempo para a City. Especialmente se você curte história. Você pode visitar ruínas do antigo muro, a Igreja de São Paulo, a Guildhall Gallery, onde existe um anfiteatro romano, o belíssimo Leadenhall Market, do mesmo arquiteto que projetou a London Bridge e o monumento ao Grande Incêndio de 1666.

Foi este incêndio, que destruiu quase toda a City of London, que fez com que a cidade tivesse que se expandir para além dos limites da City. Na região também ficam alguns ícones da moderna arquitetura britânica, como o prédio do Lloyds e o famoso Gherkin, o prédio pepino.

londres moderna

Londres Moderna

Pronto, agora não há mais dúvida, você sabe onde fica Londres do ponto de vista geográfico, político e histórico. E, antes que a gente esqueça, Londres tem mais de 8 milhões de habitantes e, desde 2016, é a cidade mais visitada por turistas no mundo inteiro.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv