origami, a arte em papel
de cintia bertaccini
Origami, a tradicional arte japonesa de dobrar o papel e criar representações de seres ou objetos, entrou muito cedo na vida da artista brasileira Cintia Bertaccini. Paulistana, ela está em Londres desde 2012, onde tem um estúdio de paper work.
Foi em seu estúdio, localizado em Hackney Wick, que a gente foi ouvir a bela história que Cintia tem construído. Tudo começa com o desejo da menina de fazer tudo o que a mãe fazia, até o dia em que ela decidiu ensinar uma “mágica” à filha. Desde então, o origami nunca mais a abandonou e Cintia transformou a arte de dobrar papel em trabalho.

Cintia Berttatini
Descubra mais:
A arte miniatura de uma artista brasileira
Origami – de passatempo a profissão
A via para que o origami não fosse apenas um passatempo começou a ser construída quando ela visitou uma agência de publicidade pela primeira vez. Os computadores e programas como o photoshop anda não haviam chegado aos estúdios das agências, tudo era feito à mão. A descoberta fez com que ela decidisse fazer vestibular para publicidade, mas ela também faria um curso de artes plásticas na FAAP.
Ironicamente, tudo mudaria com a chegada dos computadores aos estúdios das agências, mas ela transformou o que poderia ser problema em solução: aliou a arte de trabalhar o papel manualmente às possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias. Com o tempo, foi se aprofundando e descobrindo a arte das esculturas de papel e das mil e uma aplicações que o origami pode ter.
A mudança para Londres, onde também tinha o objetivo de melhorar o inglês, só fez ampliar os horizontes profissionais de Cintia Bertaccini. A Inglaterra tem uma longa tradição em artes manuais, com nomes como os dos artesãos William Morris, criador do movimento Arts and Crafts, e Grayson Perry na galeria de grandes artistas do país.
Essa valorização faz com que as aplicações do origami e da arte do papel, em geral, sejam ainda mais abrangentes. A flor vermelha que você vê no vídeo, por exemplo, é um trabalho que ela fez para um editorial sobre cosméticos da revista da Harrods. Ela também tem sido convidada para realizar workshops para pessoas que querem aprender origami ou simplesmente trabalhar o papel como terapia.
Depois de ver o nosso vídeo, você, certamente, vai querer saber mais sobre o trabalho de origami que Cintia desenvolve. São duas as formas: você pode visitar a página dela no Instagram ou o Cintia Bertaccini Paper Work, o site dela. Claro, se você quiser dar um toque especial a um evento, decorar um ambiente, uma vitrine ou o que mais a sua imaginação alcançar, é só conversar com ela.
Quebra tudo, Cintião! <3