frevo em londres
orquestra spok

Não é todo dia que você tem Frevo em Londres. Por isso, é bom aproveitar quando ele aparece. Assim como o maracatu e muitos outros, o frevo é um rítmo típica mente pernambucano e a principal marca dos carnavais do Recife e Olinda. E foi esse ambiente que serviu de inspiração para Spok. A frente de 16 músicos desde 2003, Spok acrescenta a tradição do frevo instrumental um toque de improviso e originalidade.

O Canal Londres teve o privilégio de encontrar Inaldo Cavalcante de Albuquerque, mais conhecido como Spok em Londres e, para assistir nossa conversa, tudo o que você precisa fazer clicar no botão do play acima. Razões para isso não faltam.

orquestra spok

O que Spok faz é uma mistura que tem encantado os públicos mais distintos, da Tunisia à Dinamarca, passando pela França. Quando Spok e orquestra começam a tocar é impossível ficar parado, seja pela vibração dos metais, bateria e percussão ou pelas contagiantes cenas dos passistas de frevo que fazem tudo “frever” ao redor.

orquestra spok

Um dado interessante sobre o que Spok e orquestra estão alcançando é o fato de terem conseguido fazer com que o frevo deixasse de ser uma música tocada apenas no período momesco para ser ouvida o ano inteiro. Spok também está inovando em outro campo, pois passou a apresentar seu espetáculo nos palcos dos teatros pelo Brasil e pelo mundo. Mas não é só isso, todos os integrantes sobem ao palco trajados como uma orquestra sinfônica.

frevo

Spok já havia tocado outras vezes na Inglaterra e sua volta se deve a uma promoção da prefeitura do Recife durante os jogos olímpicos para vender a cidade como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. E por falar em futuro, Spok esta trabalhando no próximo cd, implementando o Instituto Passo de Anjo.

frevo em londres

Trata-se de uma escola de arte voltada exclusivamente aos ritmos e danças pernambucanos e atuando no documentário chamado – 7 corações – sobre mestres do frevo. Seguindo os passos da Orquestra Contemporânea de Olinda, Spok veio e mostrou a riqueza, a diversidade e a beleza da música brasileira. Em uma terra onde faz tanto frio, o frevo em Londres é muito bem-vindo. Evoé.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv