outono em londres: o que fazer

O outono em Londres é bonito e agitado. Ainda bem, porque ele chega depois do verão — a estação do ano em que todos são “mais felizes”, viajam, tomam sol, não sentem frio etc. Quando o verão acaba, é normal que exista uma certa lamentação, e para nos consolar a natureza nos presenteia com belas paisagens e a cidade com eventos imperdíveis de arte e cultura.

cores do outono

Para ajudar você a aproveitar o outono em Londres, reunimos aqui dicas valiosas de programas para fazer em outubro e novembro.

5 grandes motivos para curtir o outono em Londres

1. Passear pelos parques da cidade e admirar a mudança de cores das árvores.

As folhas das árvores passam do verde ao amarelo ouro, laranja e até vermelho. É lindo! Isso é uma coisa difícil de ver no Brasil. As folhas também começam a cair e formam um mar de folhas amarelas no chão.

Parques no centro de Londres, como Regent’s Park, Hyde Park e St James Park são ótimos destinos. Além disso existem vários outros mais afastados do centro e tranquilos, como o caso do Hampstead Heath e Waterlow Park. O Waterlow Park fica ao norte de Londres na área charmosa de Highgate. O endereço é Highgate Hill, N6 5HD.

outono kew gardens

No sul da cidade, Kew Gardens é um espetáculo de cores e beleza, dando um toque mais que especial ao outono em Londres. Para completar a experiência acontece também o Artful Autumn, uma exposição de esculturas e outras peças de arte, espalhadas pelo jardim botânico. Kew Gardens fica a 30 minutos do centro de Londres e vale muito a pena conhecer e explorar essa área tão bonita da cidade.

Quer conhecer Kew Gardens com uma guia expert no local?

E se você quiser assistir a um espetáculo ainda maior, visite a Reserva de Winkworth, fica fora de Londres, a 45 minutos da estação de Waterloo. Winkworth é famoso pela sua beleza durante o outono. Vale a pena a visita.

cores do outono

2. Saborear receitas de “pumpkin” (abóbora).

As quitandas, lojas gourmets e até supermercados ficam mais bonitos durante os meses de outubro e novembro, com suas vitrines e espaços enfeitados de abóboras, de diversas cores, tamanhos e formatos diferentes.

halloween

Os cardápios de cafés e restaurantes mudam um pouco para adicionar receitas baseadas em abóbora. São sopas, tortas salgadas, bolos, cupcakes etc. Ano passado aproveitei a oportunidade e cozinhei o famoso “camarão na moranga”, receita tradicional pernambucana, no dia seguinte do Halloween, quando toda criança quer ter uma abóbora em casa.

O Borough Market, por exemplo, é um local onde você terá a oportunidade de ver e saborear a comida mais tradicional do outono na Inglaterra.

Descubra os segredos do Borough Market.

3. Outono em Londres – tempo de celebrar o halloween.

E falando de abóboras, elas também são peça chave para decoração das festas de Halloween. Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, véspera do dia de todos os santos, 1o de novembro. Halloween é uma mistura de celebração e superstição, dedicada à lembrança dos mortos.

halloween em londres

A maioria das celebrações inclui decoração e fantasias assustadoras! Muitas casas transformam seus jardins em cemitérios e cavam caveiras em abóboras, idealmente com luzes dentro, para enfeitar suas casas. Como parte da tradição do outono em Londres, crianças fantasiadas de bruxas, fantasmas, esqueletos etc. batem nas casas para a famosa brincadeira de “tricks or treats” (gostosuras ou travessuras).

Jardim enfeitado no dia do Halloween

Jardim enfeitado no dia do Halloween

Interessante que os adultos entram no clima e vestem também a sua fantasia. Eu frequento o Halloween de Primrose Hill. Acontece sempre no dia 31 de outubro no final da tarde, assim que escurece. O melhor ponto é aqui na Chalcot Square, London, NW1 8YB. E você, já celebrou o Halloween aqui no Reino Unido? Onde?

4. Assistir a espetáculos de fogos de artifício: Ally Pally e Bonfire Night.

No início de novembro, acontece por dois dias, no Alexandra Palace, o Fireworks Festival (festival de fogos de artifícios), carinhosamente apelidado de Ally Pally. Além de uma exuberante queima de fogos de artifícios, o evento conta com uma super fogueira, shows, DJ’s, parque de diversões, patinação no gelo, festival de comidas e um festival de cerveja alemã, o Bier Festival, nos moldes da Oktoberfest. Diversão para todos os gostos e idades.

Alexandra Palace é um palácio do século 19 que fica localizado no Alexandra Park, no norte de Londres, com uma vista privilegiada da cidade. É um espaço muito movimentado que realiza eventos há 140 anos. O palácio tem uma história bem interessante, serviu como campo de refugiados e hospital durante as duas guerras mundiais e também foi o primeiro estúdio de alta definição do mundo para transmissão de televisão regular, os estúdios da BBC em1936.

Inaugurado em 1873 em comemoração ao aniversário de 54 anos da Rainha Victoria, uma grande celebração que incluiu concertos, recitais e queima de fogos de artifícios.  Dezesseis dias depois ocorreu um incêndio no palácio.  Em 1980 houve um segundo incêndio, desta vez mais devastador e foram necessários oito anos para que o palácio fosse parcialmente recuperado e novamente aberto ao público.

Alexandra Palace Fireworks Festival, 3 e 4 de novembro de 2017.

A Bonfire Night (noite da fogueira) é uma tradição que acontece no dia 5 de novembro e se repete há 400 anos na Inglaterra, Escócia e País de Gales. A fogueira e queima de fogos celebra o fracasso de uma conspiração contra o Rei James I, que era ainda menos tolerante com os católicos que a sua antecessora, a Rainha Elizabeth I.

fireworks

Alexandra Palace Fireworks Festival

Em 1605, um grupo de jovens planejaram explodir as Casas do Parlamento, entre eles estava Guy Fawkes, o mais famoso traidor da Grã-Bretanha. A tradição marca o dia seguinte ao plano fracassado, quando a população comemorou que o Rei estava salvo.
Como o plano era muito violento e certamente iria matar vários inocentes, um dos conspiradores escreveu uma carta anônima para um amigo, e esta carta acabou chegando até o rei, que por sua vez conseguiu evitar o ataque. Guy Fawkes estava na sala com os barris de pólvora quando as autoridades chegaram ao local. Ele foi capturado, torturado e executado.

guy fawkes

Guy Fawkes

Vários locais da cidade realizam queima de fogos de artifício como parte da celebração da bonfire night.

5. Curtir os espetáculos de música, cinema e arte que ocorrem no outono.

Passado o verão, é hora de trocar os picnics no parque pelos eventos de arte e cultura que acontecem na cidade em outubro e novembro.

O primeiro deles é a Frieze Art Fair, uma das feiras de arte moderna e contemporânea mais importantes do mundo. Na Frieze estão presentes as principais galerias e artistas do mundo, são mais de 160 galerias de 31 países. O público do evento são estudantes, experts, colecionadores ou apenas admiradores da arte, um público bastante expressivo para um evento deste gênero, 60.000 pessoas em 2016. Para quem se interessa pelo assunto, é uma oportunidade excelente de ver muita coisa nova e bonita, um museu gigante cheio de novidades que dura apenas 4 dias.

frieze

Frieze Art Fair

Dois enormes pavilhões são construídos no Regent’s Park para receber a Frieze London, pavilhão de arte contemporânea com a maioria dos trabalhos produzidos após o ano 2000, e a Frieze Masters que mostra uma visão única da relação entre a arte histórica e a arte contemporânea. Na Masters você tem a oportunidade de ver e se quiser, na verdade puder, comprar peças de artistas mais famosos como Picasso, Dali, Roy Lichtenstein, dentre outros. A Frieze Art Fair acontece sempre na primeira semana de outubro.

Também na primeira quinzena de outubro ocorre o London Film Festival, evento produzido pelo BFI (British Film Institute). O London Film Festival dura 12 dias e ocorre em 15 cinemas, onde são apresentados 243 filmes de 67 países. Um paraíso para os cinéfilos. Acompanhe a programação no site do BFI, www.bfi.org.uk.

Para quem curte música clássica, o concerto Classical Spectacular no Royal Albert Hall é um espetáculo que envolve o melhor do gênero e um show de luzes sofisticado utilizando técnicas de última tecnologia de lasers coloridos, além de um “grand finale” que é muito esperado. A seleção das peças apresentadas vão de óperas famosas a clássicos emocionantes. Este ano o concerto acontece de 16 a 19 de novembro. Mais informações sobre o evento no site do Royal Albert Hall.

Classical Spectacula

Classical Spectacular no Royal Albert Hal

O London Jazz Festival ocorre em meados de novembro e dura 10 dias. São mais de 350 apresentações em 60 lugares espalhados pela cidade. É uma mistura do passado, presente e futuro do jazz, figuras internacionais e novos talentos.

O festival também inclui workshops para crianças, jovens e concertos para famílias e escolas. Muitos dos eventos são de graça. Este ano o festival será de 10 a 19 de novembro. Consulte a programação do evento aqui.

jazz festival

Além de tudo isso, você pode ainda visitar algumas das exposições em cartaz nos museus da cidade. Em especial recomendo olhar a programação da Royal Academy of Arts, Tate Galleries, e Victoria and Albert Museum. Aproveite tudo o que puder antes que chegue o Natal.

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv