paddington basin
e o jardim suspenso

Paddington Basin é um lugar  especial e pouco conhecido.

Paddington Basin não fica em nenhuma rota tradicional de turismo. Também não se encaixa dentro do conceito comum de atração turística, mas é muito atraente. Especialmente pela beleza. Bem ao lado de Paddington Station, uma das estações mais movimentadas da cidade, é um oásis de tranquilidade. Como diz Heloisa Righetto, a sua guia neste passeio muito especial, é um lugar que confirma o quanto Londres é uma cidade de contrastes.

paddington basi

Heloisa Righetto

Para ver o vídeo dessa matéria, clique em “versão em vídeo” no rodapé da página.

Saiba mais:

De trilhos de trem a trilha de caminhantes

Surpresa à vista

Ao chegar em Paddington Basin pela primeira vez, a surpresa é inevitável. Para entender melhor, basin pode ter diferentes traduções em português, como bacia, reservatório, recipiente, dique ou mesmo o prato de uma balança. Em nosso caso, Paddington Basin é um braço do Grand Junction Canal. Por isso que ele forma uma espécie de marina, com vários barcos ancorados na sua parte central. Nas duas margens, o que mais chama a atenção é a arquitetura moderna dos prédios.

paddington basin

O nosso passeio foi feito em um dos dias mais quentes do verão londrino, 2017. Por isso, a água era tão bem-vinda, em todos os sentidos. Além dos barcos ancorados, também existem duas pontes em Paddington Basin.

A mais visível, liga as duas margens do reservatório, enquanto que a segunda é quase imperceptível e é chamada de Rolling Bridge. Isso porque ela pode ser enrolada para permitir a passagem de pequenas embarcações. O projeto é do mesmo designer da pira olímpica dos Jogos de Londres 2012, Thomas Heatherwick.

fonte para refrescar

Em direção ao Jardim Suspenso de Paddington Basin

Caminhar de uma extremidade a outra de Paddington Basin é um leve exercício para as pernas para os olhos. Dependendo do passo, essa caminhada pode levar 10, 20, 30 minutos. Ou mesmo uma boa hora. É que a caminhada lenta, com uma parada aqui, outra ali, é a melhor maneira de aproveitar esse lugar muito especial na cidade.

Você pode sentar em uma “cadeira de praia” e apreciar a vista. Você também vai perceber um dos dos hábitos dos ingleses em dia de calor: se expor o máximo que pode aos raios solares.

jardim suspenso de paddington garden

Finalmente, ao atingir a extremidade oposta, você é presenteado com a mais nova atração de Paddington Basin: um belíssimo jardim suspenso. No dia do nosso passeio, ele estava fechado para limpeza, mas a gente tem certeza que você vai ter mais sorte que a gente. Vale muito a pena ir até lá também para ter uma visão diferente do lugar. É uma vista belíssima.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv