palácio de buckingham
casa da rainha

O Palácio de Buckingham tornou-se residência oficial da monarquia britânica em 1837. 

Situado na City of Westminster, o palácio representa uma das várias instâncias do poder que estão situados nesta parte de Londres. Ainda que detenha um poder simbólico, o monarca tem voz e influência nas esferas que comandam o país. 

Por isso, conhecer um pouco da história de Buckingham ajuda a entender como a política e as relações de poder do Reino Unido são organizadas.

palácio de buckingham

Descubra mais:

Faça um passeio guiado por Westminster com Vania Gay.

Palácio de Buckingham – relação com o poder

Logo no início do vídeo acima, a nossa guia de turismo credenciada, Vania Gay, revela algumas curiosidades em relação a esta importante edificação londrina. Importante, mas não tão querida, pela atual habitante do palácio, a Rainha Elizabeth II. Ela prefere o Palácio de Windsor. O Palácio de Buckingham, no entanto, tem um papel importante na vida política do país.

vania e o palacio de buckingham

Vania Gay

Encontro especial na casa da rainha – toda terça

É ali que ela recebe, uma vez por semana, o Primeiro-Ministro, para uma conversa privada. Isso demonstra que, embora não detenha o poder de fato, a realeza ainda tem muita influência sobre decisões políticas. Como você sabe o sistema político no Reino Unido é definido como Monarquia Constitucional, onde o poder de fato está no parlamento.

memorial rainha victoria

Palácio de Buckingham e a Rainha Victoria

Para quem vai visitar o palácio é impossível não ver o memorial em homenagem à Rainha Victoria. Afinal, como não perceber uma escultura construída com 3 toneladas de mármore? É o símbolo do quão poderosa ela foi.

Tão poderosa que o seu período de reinado ficou conhecido como Era Vitoriana. Responsável pela transformação do palácio em residência rela, ela foi também a primeira monarca a habitar o Buckingham Palace. Até então, o Palácio de St James era a residência oficial da monarquia.

palacio de buckingham

Depois que foi comprada por George III, se gastou muito dinheiro para transformar a casa em palácio. Foi uma decisão do filho que quase quebrou o país. Mesmo assim ele nunca morou lá.

Com a chegada da Rainha Vitória, mais reformas foram promovidas. Construiu-se, por exemplo, a sacada de onde, hoje, os membros da família real acenam para o público em dias de cerimônias eventos oficiais.oó

canada gate

As dimensões de um palácio real

Na sequência do nosso vídeo, Vania enumera uma série de informações a respeito do interior e dos jardins do palácio. Estes jardins ocupam uma área equivalente a dois campos de futebol, com direito a lago privado.

Outra curiosidade: há ali a produção de mel. São 188 quartos só para os empregados e mais de 800 peças no interior do Palácio de Buckingham. Outra curiosidade revelada por Vania é que se a bandeira do Reino Unido não está hasteada no topo do palácio, é sinal de que ela não se encontra ali.

memorial rainha victoria

O entorno do palácio também é uma demonstração do poder da Rainha Victoria. Os portões e o The Mall, a avenida que liga o palácio à Trafalgar Square, estão todos integrados como parte de um plano arquitetônico. Embora o nosso passeio fique na parte exterior, a boa notícia que Vania deixa no final é que você pode conhecê-lo por dentro.

Mas você tem que planejar com antecedência porque ele só abre para visitas públicas durante os meses de agosto e setembro. Mesmo que você venha para passar poucos dias na cidade, não esqueça: este é um lugar que precisa estar no seu roteiro de Londres. Enquanto isso, tem muito mais coisas que você pode ir descobrindo apertando o play no vídeo acima.

 

Silvino Ferreira Jr. - Editor - Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv