palácio de kensington
casa de reis, rainhas
príncipes e princesas

O Palácio de Kensington tem uma história que começa no século XVII.

Como conta a nossa guia, Vania Gay, no vídeo acima, antes de se tornar um palácio, a construção era chamada de A Casa de Nottingham. Ela foi comprada pelo rei William III e sua esposa, a Rainha Mary II, em 1689. William era asmático e a ideia era ter uma residência em Londres, mas longe da poluição. Antes de se mudar para a nova residência, ele morava no Palácio de Hampton Court.

Vania Gay

Vania Gay – Palácio de Kensington

Descubra mais:

Um passeio pela imensa cozinha de um grande palácio

Palácio de Kensington – de William e Mary a William e Kate

É impossível mencionar o Palácio de Kensington sem falar nos Jardins de Kensington, onde ele está localizado. Fo dos jardins que ele herdou o nome. Obviamente, o palácio mudou a região, até então, um vilarejo fora de Londres. Para a reforma e ampliação foi chamado o consagrado arquiteto Christopher Wren. Os acessos ao palácio também foram melhorados, com a abertura de uma estrada privada, denominada de Rotten Row.

Rainha Victoria

Estátua da Rainha Victoria

A grande homenageada

Quem vai ao Palácio de Kensington, inevitavelmente, passa pela grande estátua da Rainha Victoria. Majestosa, ela foi criada pela Princesa Luísa, artista e uma das filhas da Rainha Victoria. A razão primária da existência foi a celebração dos 6o anos de reinado de Victoria, que nasceu ali. Por conta disso, aquela região é chamada de Royal Kensington.

Kensington Palace

Kensington Palace

Outros nomes famosos da família real estão ligados à história do Palácio de Kensington. Era ali que morava a Princesa Diana, quando ela faleceu em um trágico acidente de carro, em 1997. A coleção de vestidos de Diana é um dos itens mais valiosos expostos no palácio. O último rei a morar e falecer ali foi Jorge II. Hoje, o Palácio é a residência oficial dos Duque e Duquesa de Cambridge, William e Kate.

Kensington Palace

Kensington Palace

Pequeno, mas não tanto

Comparando a palácios como o de Buckingham, por exemplo, ele é pequeno, mas é tanto quanto parece. Só a residência do Príncipe William tem 23 cômodos. Na parte posterior, outros apartamentos abrigam outros membros da família real. Na parte aberta ao público, você tem acesso exposições, à ala dedicada à Rainha Victoria, aposentos dos reis Jorge I e Jorge II e partes da época do reinado de William III e Mary II.

palácio de kensington

Vania Gay

Peter Pan e Princesa Diana

Na parte final do vídeo, Vania muda de cenário e vai para a frente de outro portão do Palácio de Kensington. Ali duas coisas, em especial, chamam a atenção. A primeira é a estátua de William III, que lembra a figura do Capitão Cook, em  Peter Pan. Foi nessa estátua que ames Matthew Barrie, o autor de Peter Pan, se inspirou para a criação do personagem. Ele morava ali perto e as crianças que brincavam no parque também serviam como inspiração par ao trabalho.

palácio de kensinton

Vania Gay

A segunda razão para você passar por essa parte do Palácio de Kensignton tem a ver com a Princesa Diana. Em frente ao portão com muitos detalhes dourados, ficaram as flores que milhares de pessoas deixaram depois da morte dela. O caminho que leva até o portão foi totalmente ocupado com flores, o que deu uma dimensão exata da popularidade de Diana. É ali que a nossa guia se despede de você.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv