Passar natal em Londres pode ser uma experiência inesquecível, tanto no sentido positivo como no negativo. Para você aproveitar só o que a capital inglesa oferece de melhor no período das festas, preparamos o vídeo acima da série Dicas de Londres. Ele pode ajudar você a escapar de surpresas desagradáveis.
Como afirma Kléber Saúde, o nosso apresentador, se você quer viver um autêntico natal inglês, você precisa ser íntimo de uma família inglesa. Isso porque é longa a tradição de reunir somente os membros da família para celebrar o natal. Tanto em Londres como em qualquer outra cidade de Reino Unido. Mesmo assim, você ainda tem muito a aproveitar.
Pouco antes do natal, Londres vai ficando colorida com as decorações natalinas. Ruas e lugares como a Regent’s Street, Piccadilly Circus, Oxford Street, South Bank, às margens do Tâmisa, são especialmente convidativas.
Kléber Saúde
Descubra mais:
A lista dos feriados em Londres
Natal em Londres – os dois lados da moeda
Os cuidados que você deve ter são com duas coisas em especial: saber o que abre e o que fecha durante o natal e como funciona o transporte público. Este último, por exemplo, para de funcionar no dia 24, às 23:30, e só volta ao normal no dia. Você pode até conseguir um táxi, mas deve ter muita paciência, porque eles circulam em menor quantidade. Lugares como museus fecham fecham nos dias 24 e 25, na sua grande maioria.
Voltando ao que a cidade oferece de bacana, se você curte compras, o dia 26 é uma festa. Os ingleses chamam esse dia de “Boxing Day” e é o dia da grande liquidação, com as lojas oferecendo grandes descontos. Para quem vem passar o natal em Londres é a chance de comprar produtos com até 70% de desconto. Claro que isso tem outro custo: você não pode ter medo de multidão. Como diz o ditado popular, em algumas lojas, é gente saindo pelo ladrão.