passeio em reading (II)
com silvia macedo
Sequência do passeio em Reading com a recifense Silvia Macedo.
Se você não viu o primeiro vídeo Reading, a Cidade Vermelha, vai pegar o passeio pelo meio, mas vai querer voltar para saber mais sobre essa bela cidade que fica tão perto de Londres e Oxford. O centro da cidade é o ponto de partida e o foco do vídeo, mas tem atrações extras: uma delas, a rua onde morou Ayrton Senna.

Abbey Quarter – Reading
Descubra mais:
Cotswolds, uma das regiões mais bonitas da Inglaterra
Abbey Quarter – ponto de partida para um passeio em Reading
Abbey Quarter é o coração de Reading e foi por lá que o nosso passeio começou. A nossa guia começa explicando os limites desse quadrante, onde ficam o Museu de Reading e 3 igrejas: St Laurence, St James e St Mary. A St Laurence, tem como característica a ser destacada o trabalho social e educacional que desenvolve voltado, principalmente para crianças. No seu interior também funciona um café.

St Laurence Church – Reading
Ao lado da St Laurence fica o City Hall, antiga sede da prefeitura, mas o interessante é que o mesmo prédio abriga o Museu de Reading. Além de obras de arte, o museu se dedica a contar a história da cidade, mas também é um espaço dedicado a conferências, cursos workshops. É um espaço comunitário com papel relevante para a cidade e seus habitantes.
Bem ali perto fica o Cup, o Café predileto de Silvia e considerado um dos melhores do Reino Unido. Demos uma paradinha lá. Além do café, a visita vale a pena pelo atendimento muito gentil que você recebe. Depois dessa parada estratégica, fomos conhecer o centro comercial da cidade.

Broad Street – Reading
A Reading cosmopolita
A primeira coisa que um passeio pelo centro da cidade revela é o ar cosmopolita que se respira. Principalmente na Broad Street, onde estão as principais lojas da cidade. Vale ressaltar a valorização dos espaços exclusivos para pedestre, tanto na Broad Street como em outras ruas adjacentes. É também a hora de ouvir algumas boas dicas da nossa guia.

Ônibus de Reading
Uma curiosidade para a qual Silvia chama a atenção são os ônibus coloridos que circulam no centro. A explicação é que cada linha tem uma cor diferente. Assim, o residente nem precisa identificar número ou o nome do seu bairro na frente do ônibus. De longe, a cor já entrega se o seu ônibus está chegando ou não. Não tem como errar.

St Mary’s Church – Reading
Onde a noite de Reading acontece
A Igreja de St Mary fica na praça de mesmo nome. Ali, a noite é bem movimentada. É o ponto de encontro e paqueras da cidade. Entre o verde da praça e os túmulos do antigo cemitério da igreja, a moçada de Reading, formada em grande parte por estudantes universitários, se divertem. A área é chamada de St Mary’s Butts. Butts é o alvo usado por praticantes de dardos e arco e flecha. No passado, no local, havia um alvo para que as pessoas praticassem estes esportes.

Purple Turtle – Reading
Um das atrações da praça é o Purple Turtle, um dos lugares prediletos de Silvia. E logo que entra você já descobre que é um lugar especialmente projetado para quem curte a noite. Prova disso é que a parte do sub-solo, que tem uma decoração que ela chama de “gótica”, estava fechada.

Purple Turtle – Reading
Mas o que a gente conseguiu ver do Purple Turtle já é suficiente para ter vontade de voltar. São vários espaços diferentes, com cadeiras, sofás, mesas e um colorido muito vivo. Um toque especial é que há uma abertura por onde é possível ver o rio Kennet, um braço do Tâmisa que corre no subterrâneo.

The Oracle – Reading
O ponto final do giro pelo centro é uma área de urbanização recente, onde foi construído o novo shopping da cidade: The Oracle. Vale a pena prestar atenção na forma como a construção, bem às margens do rio, foi integrada à paisagem. A praça de alimentação, por exemplo, fica ao longo das margens do rio.

Ayrton Senna Road – Reading
Ayrton Senna Road em Reading
Para o brasileiro, em especial, um lugar em Reading tem um apelo muito especial. Embora nem todo mundo saiba, quando veio para a Europa, Ayrton Senna morou em Reading. Depois da morte dele, a cidade prestou uma bela homenagem: a rua onde ele morou passou a se chamar Ayrton Senna Road. Vale a pena passar por lá e levar uma bela foto de lembrança.

Paul Brasil – Reading
Cantinho brasileiro em Reading: Pau Brasil
E o passeio em Reading não poderia terminar de forma mais especial: Silvia Macedo leva você até o cantinho favorito dela: o brasileiríssimo Pau Brasil. É onde ela mata a saudade da comida, da música e do calor humano brasileiro, das suas origens. Foi a cereja no bolo do nosso passeio.