passeio por peckham
um mundo de diversidade

Peckham, no sudeste de Londres, é um lugar muito especial.

No século XIX, o bairro foi ocupado por africanos. Ao longo do tempo, recebeu imigrantes do Caribe, da Ásia e do Oriente Médio. Somada à população de origem inglesa, Peckham se tornaria uma das regiões mais diversas de toda a Inglaterra. Esta composição é visível nas ruas do bairro, principalmente em seu centro comercial.

bairros de londres

Pecham Library

Descubra mais:

Um passeio por um dos bairros mais sofisticados de Londres

Peckham – passeio com um guia local

Para mostrar um pouco do que é Peckham nada melhor do que alguém que mora na área, certo? Este alguém sou eu mesmo. Embora, a rigor, eu resida em Nunhead, posso dizer que faço parte de Peckham. é em Peckham que faço as compras de supermercado e alguns produtos brasileiros que é possível encontrar por lá, desde que mudei para cá, em 2006.

peckham londres

Outra razão para mostrar Peckham para você, que acompanha os nosso vídeos, é que esta é uma das áreas da cidade que tem passado por grandes mudanças. A região tem passado por um processo semelhante a lugares como Dalston e Hackney, no leste da cidade.

Um processo de valorização que faz com que a região se torne o destino da moda. Isso tem muito a ver com a riqueza cultural de Peckham. O encontro de culturas diferentes acabam tornando a região rica em arte e cultura. E aí surgem os estúdios de artistas, galerias de arte, bares, restaurantes, cafés. O lado negativo é a especulação imobiliária, que eleva os preços dos imóveis.

sul de londres peckham

Peckham

Arte, cultura e arquitetura

Neste passeio, procurei mostrar um pouco de uma Peckham bem pessoal: o belo prédio da Peckham Library ( a biblioteca pública), o centro comercial, o cinema, o CLF Art Cafe, mais conhecido como Bussey Building, onde acontecem muitos eventos culturais.

Tem também a Bellenden Road, uma rua que é um exemplo da transformação pela qual Peckham tem passado. Ali, as obras do famoso artista Anthony Gormley, o mais aclamado escultor inglês da atualidade, e do designer Tom Phillips deram um charme especial à rua.

peace wall em peckham

Peckham Peace Wall

Um parque faz diferença

Algo comum nos bairros de Londres é ter o seu parque. Frequentemente, eles têm o mesmo nome do bairro. Por isso, merece um capítulo à parte o Peckham Rye Park. A origem dele está no século XIX, mas depois de um longo período de abandono e decadência, ressurgiu em meados da década passada. Hoje, é um dos mais belos parques do sul da capital londrina.

A origem do nome Peckham também passa por ali: a palavra Peckham é a junção de duas palavras Peck, nome do rio que cortava o parque, e “ham”, que quer dizer cidade.

peckham rye park londres

Silvino Ferreira Jr

Outro aspecto especial da história de Peckham é a ligação com alguns dos grandes nomes da poesia inglesa. No vídeo acima eu conto um pouco dessa história, com destaque para o mais famoso deles, William Blake. Acompanhando o lado poético de do bairro, claro, belas imagens do parque e, por incrível que pareça, uma participação especial de um pássaro muito conhecido dos brasileiros: o periquito.

Para finalizar, eu levo você ao pub onde é bem possível me encontrar no final de tarde de uma sexta-feira, fechando com uma bela “pint” mais uma semana de trabalho. Eu espero que você curta conhecer esta região que é tão familiar para mim, mas diferente de tudo que Londres é para quem a conhece apenas como turista.

Silvino Ferreira Jr - Editor do Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv