passeio por viena – stadtpark

viena, lição de vida e música

Você está prestes a fazer um passeio por Viena. Ao mesmo tempo, vai conhecer uma história singular. Enquanto caminha pelas ruas da cidade, sem com a sua bike, o brasileiro Ricardo Vila, relata um pouco da história que o levou à capital da Áustria. Isso foi há cerca de 20 anos atrás.

em viena com ricardo vila

Ricardo Vila

Conheça mais:

De Viena vá a Budapeste, em um vídeo do Canal Londres

Ricardo nasceu São Paulo, mas tem o coração baiano, segundo ele mesmo conta. O sonho de viajar e conhecer o mundo veio aos 16 anos. Aos 28, ele embarca em navio e desembarca na Espanha. De lá, vem pra Inglaterra. Ficou só o tempo necessário para fazer algum dinheiro e seguir para a Índia, o destino desejado.

lixeira típica de viena

Mas a vida nem sempre sai como o planejado. Ricardo conheceu a austríaca que se tornaria esposa e mãe de uma filha, pouco tempo depois de chegar à Índia. A ida para a Áustria estava selada. Embora a língua, o frio e o temperamento do austríaco tenham sido barreiras, ele não desistiu. Hoje, adaptado à vida européia, ele trabalha com crianças. Ao mesmo tempo, expande o lado musical. E também olha para o futuro com a perspectiva de que ainda há muito a fazer.

estaçnao de win mitte viena

Passeio por Viena – a caminho do parque

Mas vamos ao passeio ela cidade. Se você ainda não conhece a capital austríaca, vai descobrir algumas peculiaridades. Primeiro, é uma cidade que ostenta ares aristocráticos. É também uma cidade muito limpa. E vem passando por transformações que outras grandes cidades já conhecem. A estação central de metrô é um exemplo. Além de uma estação, é um grande shopping center.

Stadtpark em Viena

Mas a cidade tem mais a oferecer do que seus antigos e imponentes palácios.  Caminhando por Viena você vai descobrindo que há lugares mais aconchegantes. Recantos que valem a pena gastar algumas horas. É a um desses lugares que Ricardo apresenta em nosso vídeo: o Stadtpark. É um parque que convida à caminhada, mas também à preguiça. É repleto de espaços para você sentar e apreciar as belezas naturais. Em um dia com luz e as flores da primavera, como tivemos a sorte de pegar, ele é ainda mais deslumbrante.

ricardo vila no stadtpark

Ricardo Vila

Vale a pena destacar que no Stadtpark se encontra a estátua de um dos seus filhos mais ilustres: o compositor Johann Strauss. É uma das atrações turísticas mais fotografadas da cidade. Inspirado, Ricardo não poderia encerrar o passeio de forma diferente. Ele toca e canta a música “Provas”. É uma composição dos tempos de estudante. Da época do governo Sarney, mas que, mesmo para os mais novos, tem uma mensagem muito atual. Ela poderia ter sido composta em 2016. É o gran finale desse passeio por Viena. Aproveite.

crece pelo