mudar de país
mudança passo a passo

Os primeiros passos para mudar de país e para realização de um sonho.

Como toda mudança bem sucedida, começar uma nova vida, distante das origens, da família, dos amigos, precisa de um bom planejamento. Talvez, a primeira a coisa a ser feita seja buscar a auxílio de quem já passou pela experiência. É o caso da brasileira Roberta Weber Calabro. Gaúcha de Caxias, primeiro ela deixou a cidade natal para viver em Porto Alegre. Mais tarde, ela daria um grande salto: foi viver na Itália. Mas não parou ali.

roberta calbro na itália

Porto de Genova – Itália

Descubra mais:

Uma especialista e os vistos para viver no Reino Unido

Uma brasileira conta sobre a experiência de sair do Brasil

Mudar de pais – volta às origens

A decisão de ir para a Itália era o primeiro passo da mudança de país e de vida. Com ancestrais italianos, ela precisava passar pelo processo para obtenção da cidadania. Forma 5 meses que valeram como um curso introdutório para encarar os desafios que ainda estavam por vir.

Em Gênova, além de encarar o trabalho braçal, ao qual não estava acostumada, ela também passou por uma experiência emocional: foi do porto da cidade que os avós saíram em direção ao Brasil.

roberta weber calabro

Roberta Weber Calabro

Pronta para os passos seguintes

Depois de 5 meses e passaporte italiano nas mãos, abria-se uma porta imensa: a Europa. O destino seria Madri, a capital da Espanha, onde já morava uma grande amiga de infância. Foram dois anos de aprendizado intenso, trabalhando na segunda maior filial da Haagen-Dazs da Espanha.

Ao mesmo tempo, aprendia um terceiro idioma, realizando um dos sonhos que trouxe na bagagem. Em uma decisão conjunta com a amiga que a recebera em Madri, Londres surgiu no horizonte. Eram tempos difíceis na Espanha e ela começou a organizar os passos para mudar de país mais uma vez.

passos para mudar de país

Ajudando outros brasileiros a mudar

Mais que uma nova mudança de país, a capital londrina significaria uma revolução na vida de Roberta. Determinada, assim que chegou, foi buscar um emprego na imobiliária onde havia alugado o quarto que dividiria com a amiga.

A ideia era usar o italiano e o espanhol para buscar inquilinos das duas nacionalidades. Com o tempo, ela percebeu o quanto o processo de mudança de país era penoso para algumas pessoas. Em alguns casos, as pessoas simplesmente desistiam. Ali estava o embrião do que viria ser a Steps to Fly.

passos para mudar de pais

Steps to Fly

Depois de uma temporada para a realização de um curso em Varsóvia, Polônia, Roberta voltou a Londres decidida a colocar um plano em ação. Ela iria ajudar pessoas em processo de mudança de país. Afinal, a Inglaterra já era o seu quarto país.

Roberta pesquisou, estudou, escreveu um guia de mais de 400 páginas e criou a Steps to Fly. Dinâmica, ela oferece consultoria através de Skype, faz palestras, tem um programa na Rádio RBG, o “Passos para Voar”.  E, como você vai ver no vídeo acima, tem mais projetos saindo do papel, em 2017.

roberta calabro

A cereja do nosso vídeo

No meio de tantos projetos e tantas atividades, ainda há espaço para uma atividade que vai deixar muita gente surpresa: Roberta joga futebol. Apaixonada pelo esporte desde os tempos do Juventude, de Caxias do Sul, ela ficou surpresa quando descobriu que poderia continuar jogando em Londres.

Depois de integrar-se ao South London Lace que disputa a terceira divisão da liga feminina. A gente, claro, foi registrar algumas imagens da nossa craque. Este é a cereja do bolo, em um vídeo que onde Roberta revela alguns passos para quem quer mudar de país e de vida com maiores chances de sucesso.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Sávio AntunesCanal Londres Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Sávio Antunes
Visitante
Sávio Antunes

Agradecido

Sávio Antunes
Visitante
Sávio Antunes

Olá.
Gostaria de saber mais detalhes sobre os trâmites do processo imigratório. Tenho uma Tia que conseguiu cidadania britânica depois de casar com um inglês, assim sendo como essa cidadania me ajuda a ir morar na Inglaterra. Sou brasileiro nato e minha família não possui nenhuma ascendência europeia.
Meu -email é savioamr@gmail.com
Grato
Sávio Antunes

Canal Londres
Visitante

Respondi à tua pergunta no outro post, Sávio!

Sávio Antunes
Visitante
Sávio Antunes

Agradeço

Sávio Antunes
Visitante
Sávio Antunes

Obrigado

Sávio Antunes
Visitante
Sávio Antunes

Olá.
Gostaria de saber mais detalhes sobre os trâmites do processo imigratório. Tenho uma Tia que conseguiu cidadania britânica depois de casar com um inglês, assim sendo como essa cidadania me ajuda a ir morar na Inglaterra. Sou brasileiro nato e minha família não possui linhagem europeia.
Meu -email é savioamr@gmail.com
Grato
Sávio

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv