passos para mudar de país
roberta weber calabro

steps to fly - passos para quer mudar de vida

Os primeiros passos para mudar de país podem determinar o sucesso ou o fracasso na realização de um sonho. Como toda mudança bem sucedida, começar uma nova vida, distante das origens, da família, dos amigos, precisa de um bom planejamento. Talvez, a primeira a coisa a ser feita seja buscar a auxílio de quem já passou pela experiência. É o caso da brasileira Roberta Weber Calabro. Gaúcha de Caxias, primeiro ela deixou a cidade natal para viver em Porto Alegre. Mais tarde, ela daria um grande salto: foi viver na Itália. Mas não parou ali.

roberta calbro na itália

Porto de Genova – Itália

Descubra mais:

Uma especialista e os vistos para viver no Reino Unido

A volta às origens na Itália

A decisão de ir para a Itália era o primeiro passo da mudança de país e de vida. Com ancestrais italianos, ela precisava passar pelo processo para obtenção da cidadania. Forma 5 meses que valeram como um curso introdutório para encarar os desafios que ainda estavam por vir. Em Gênova, além de encarar o trabalho braçal, ao qual não estava acostumada, ela também passou por uma experiência emocional: foi do porto da cidade que os avós saíram em direção ao Brasil.

roberta weber calabro

Roberta Weber Calabro

Pronta para os passos seguintes

Depois de 5 meses e passaporte italiano nas mãos, abria-se uma porta imensa: a Europa. O destino seria Madri, a capital da Espanha, onde já morava uma grande amiga de infância. Foram dois anos de aprendizado intenso, trabalhando na segunda maior filial da Haagen-Dazs da Espanha. Ao mesmo tempo, aprendia um terceiro idioma, realizando um dos sonhos que trouxe na bagagem. Em uma decisão conjunta com a amiga que a recebera em Madri, Londres surgiu no horizonte. Eram tempos difíceis na Espanha e ela começou a organizar os passos para mudar de país mais uma vez.

passos para mudar de país

Mudança de vida em Londres

Mais que uma nova mudança de país, a capital londrina significaria uma revolução na vida de Roberta. Determinada, assim que chegou, foi buscar um emprego na imobiliária onde havia alugado o quarto que dividiria com a amiga. A ideia era usar o italiano e o espanhol para buscar inquilinos das duas nacionalidades. Com o tempo, ela percebeu o quanto o processo de mudança de país era penoso para algumas pessoas. Em alguns casos, as pessoas simplesmente desistiam. Ali estava o embrião do que viria ser a Steps to Fly.

passos para mudar de pais

Steps to Fly

Depois de uma temporada para a realização de um curso em Varsóvia, Polônia, Roberta voltou a Londres decidida a colocar um plano em ação. Ela iria ajudar pessoas em processo de mudança de país. Afinal, a Inglaterra já era o seu quarto país. Pesquisou, estudou, escreveu um guia de mais de 400 páginas e criou a Steps to Fly. Dinâmica, ela oferece consultoria através de Skype, faz palestras, tem um programa na Rádio RBG, o “Passos para Voar”.  E, como você vai ver no vídeo acima, tem mais projetos saindo do papel, em 2017.

roberta jogando futebol

A cereja do nosso vídeo

No meio de tantos projetos e tantas atividades, ainda há espaço para uma atividade que vai deixar muita gente surpresa: Roberta joga futebol. Apaixonada pelo esporte desde os tempos do Juventude, de Caxias do Sul, ela ficou surpresa quando descobriu que poderia continuar jogando em Londres. Depois de integrar-se ao South London Lace que disputa a terceira divisão da liga feminina. A gente, claro, foi registrar algumas imagens da nossa craque. Este é a cereja do bolo, em um vídeo que onde Roberta revela alguns passos para quem quer mudar de país e de vida com maiores chances de sucesso.

 

© 2009 - 2016 - Canallondres.tv - Todos os direitos reservados /