encontro em peak district
viagem pelo interior da inglaterra

Peak District, no interior da Inglaterra revela belezas surpreendentes para o turista que resolve sair de Londres e conhecer mais do país. Entre tantos lugares belíssimos para se conhecer, Peak District National Park é um dos destaques. 

Melhor ainda quando você você tem o privilégio de conhecer um pouco da região na companhia de uma brasileira residente, como é o caso deDionea Rocha Watt.

peak district dionea rocha watt

Descubra mais:

A bela cidade e a casa onde nasceu William Shakespeare

Fomos recebidos por Dionea e o seu marido, Alan Watt, na bela casa em que eles moram. Era um dia nublado e com chuva. Decidimos, então, realizar a entrevista ali mesmo. A casa que eles foram construindo e personalizando ao longo do tempo, oferecia um cenário perfeito.

À medida em que corria a entrevista, o roteiro do nosso vídeo foi ganhando um caminho fora do “script”. Aos poucos, diante da nossa câmera,  ia se revelando a bela história de uma artista e pesquisadora brasileira. Deixar de contá-la seria, no mínimo, um ato de egoísmo.

diona rocha watt

Dionea estudou design gráfico no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. Já o mestrado aconteceu no Royal College of Art, em Londres. Vale destacar que o Royal College of Art foi, recentemente, considerada a melhor escola de arte e design no mundo.

É lá também onde, agora, Dionea faz o seu doutorado. Neste período entre a pós-graduação e o doutorado ela deixou o design em segundo plano. Passou a trilhar um caminho de reflexões com contornos mais filosóficos e poéticos.

dionea rocha watt

Peak District – perfeito para estudar, refletir e passear

Como você vai ver em nosso vídeo, para o trabalho de pós-graduação no Royal College, Dionea encontrou uma forma de refletir a transitoriedade do tempo. O meio é uma imagem desenvolvida com pó de prata. Já no doutorado, ela desenvolve uma tese cujo eixo central é a ideia “da perda e da ausência em certos trabalhos de arte contemporânea”. O trabalho tem como base dois grandes artistas: Felix Gonzalez-Torres e a consagrada Louise Bourgeois.

buxton peak district

Mas era inevitável, claro, que o nosso roteiro também incluísse um pouco de Peak District. É um lugar que tem muito a oferecer ao olhos do turista brasileiro. Principalmente àquele que tem interesse em conhecer a Inglaterra indo além de Londres. Uma das grandes atrações da região são os diferentes tons de verde de uma paisagem tranquila. Aqui e ali, por vê-se rebanhos de ovelhas.

Também é uma região de arquitetura bastante peculiar. Um dos pontos altos da viagem é uma visita a Buxton. Conhecida como cidade-spa, experimento um período de decadência. Nos últimos anos, porém, tem passado por um período de ressurgimento. As construções dos períodos georgiano e vitoriano fazem da sua arquitetura uma grande atração para o turista.

bakewell peak district

Além de contar um pouco da história de Buxton, Dionea faz um pequeno passeio pelas ruas e pontes da pequena e bela Bakewell. É uma cidade que se originou de um mercado. Fundada pelos romanos, é famosa pelo pudim de mesmo nome que foi ali inventado. Mas o melhor mesmo é deixar você na companhia de quem melhor pode falar sobre o próprio trabalho e dessa belíssima região. Acompanhe Dionea Rocha Watt, no vídeo acima.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv