piccadilly circus
centro de londres
Piccadilly Circus, famoso entroncamento no centro de Londres, é uma das marcas da cidade. Em qualquer lugar do mundo é fácil reconhecer a estátua de Eros e os painéis eletrônicos que ficam acesos 24h por dia, o ano inteiro.
Mas Piccadilly também é uma região que vale a pena visitar além da junção onde se encontram algumas das ruas mais movimentadas da capital londrina. Vamos ver?
Eros, a marca de Piccadilly Circus, não é Eros
Ir a Piccadilly Circus e não ver a pequena escultura de Eros é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa ou vir a Londres e não ver o Big Ben. O movimentado cruzamento também é reconhecida pelos displays de publicidade, mas se apenas uma coisa tivesse que ser escolhida como marca dessa região londrina, seria Eros.
Ironicamente, Eros não é Eros, é Anteros, que significa “o amor correspondido” na mitologia grega. Ele era o irmão gêmeo de Eros. A estátua, de 1892, foi criada em homenagem ao conde de Shaftesbury, conhecido por suas ações filantrópicas.
Encontro de ruas
Quem passa por Piccadilly Circus logo nota o intenso movimento de carros e pessoas. A explicação é simples, nos dois casos. No caso dos carros, a razão é que ali é o ponto de encontro de 3 vias muito movimentadas da cidade: a Regent’s Street, a Piccadilly e a Shaftesbury Avenue. Esta última é o coração da “Teatrolândia“, conhecida assim pelo grande número de teatros que concentra.
Encontro de pessoas
É grande também o movimento de pessoas, por duas razõe: concentração de turistas que visitam a região e de londrinos que vão para fazer de compras e passear. Outra coisa importante: é um dos pontos de encontro mais usados da cidade. Sempre tem alguém com ar de que está esperando alguém, pode reparar.
Programas para o turista em Piccadilly
Tem muita coisa para fazer em Piccadilly. Se você curte arte, a poucos metros da estátua de Eros, está a Royal Academy of Arts. O complexo onde fica a galeria também tem outra grande atração: a Burlington Arcade. É uma espécie de túnel com lojas de grife e produtos sofisticados, uma ao lado da outra.
Bem ao lado, também fica a Fortnum & Mason, conhecida pela tradição e por ser credenciada como fornecedora da família real. Também vale a pena passar pela Piccadilly Arcade, que tem as mesmas caracteristicas de Burlington Arcade.

Burlington Arcade
Pausa para entrar na igreja
Mesmo que você não seja religioso, vale a pena uma visita à igreja nome tem 3 diferentes versões: St James’s Church, Piccadilly; St James’s Church, Westminster; e St James-in-the-Fields. O projeto foi encomendado a Christopher Wren, que também projetou a St Paul Cathedral.
Isso foi em 1672 e ela foi inaugurada em 1684. Um dos frequentadores da St James’s Church foi o famoso pintor e poeta William Blake. Na área externa da igreja, funciona uma feirinha, onde você pode comprar uma pequena lembrança da sua viagem. Parte do dinheiro arrecadado ´destinado a ações sociais da igreja.

St James’s church
A estátua de Brummel – um revolucionário da moda masculina
Muita gente passa pela estátua de George Bryan Brummell, mais conhecido como Beau Brummel, e nem dá atenção à mesma. Se você curte moda, não deve deixar isso acontecer: ele é considerado o Dandy londrino e responsável pela revolução na maneira masculina de se vestir.
O impacto dele na moda masculina foi tão grande que ganhou o nome de The Great Masculine Renunciation. A estátua dele fica na entrada da Piccadilly Arcade, na Jermyn Street. A rua também é conhecida por reunir várias lojas de moda masculina.

Beau Brummel
Agora que você já conhece um pouco mais sobre Piccadilly, é bom saber também como chegar lá. Muito simples: basta pegar as linhas piccadilly ou bakerloo e descer na estação de Piccadilly. Pronto, você está bem no meio de uma das grandes atrações turísticas da cidade. É fotografar e dar uma volta por ali. Qualquer lado que você vá, não tem erro: tem coisa bacana pra ver.