piscinas naturais é opção
para curtir o verão de londres

A estação mais quente do ano chegou pra valer. É verão em Londres. Nesta semana, os londrinos sofreram com a alta temperatura, com os termômetros marcando uma média de 30 graus, mesmo no fim da tarde. Um dos locais mais concorridos, para quem buscava se refrescar, foi o parque Hampstead Heath. Na tarde desta quarta-feira fui lá conferir!

Lagoa do Hampstead Heath por Livia Rangel

Lagoa do Hampstead Heath por Livia Rangel

Situado próximo às charmosas vilas de Hampstead e Highgate – que nesta época entram em clima de veraneio com turistas e moradores trajando roupas de praia, óculos de sol, chapéus e sandálias – o Hampstead Heath é o local perfeito para quem busca diversão ao ar livre e também para quem quer um pouco de sossego.

Amigos jogam vôlei no parque (por Livia Rangel)

Amigos jogam vôlei no parque (por Livia Rangel)

Atravessando o portão de madeira que controla o acesso principal, por volta da 1 da tarde, encontrei um time de amigos jogando uma partida de vôlei. Ao redor deles, diversos casais e famílias faziam piqueniques, caminhadas e um grupo de crianças, acompanhadas por monitores de alguma escola, chegavam enfileiradas para uma tarde de passeio e descobertas.

Seguimos, eu e meu companheiro, adiante. O objetivo era chegar até a lagoa onde pudéssemos dar um mergulho. Mas à frente, no topo de um morro coberto com grama verde e flores amarelas e brancas, grupos se espalhavam e se revezavam no melhor local para tirar aquela foto, no mirante com vista para o centro de Londres.

Mirante com vista para o centro de Londres

Mirante com vista para o centro de Londres

Piscinas naturais
Seguindo mais abaixo, numa velha trilha, em meio às árvores centenárias, já podíamos ouvir vozes. Definitivamente, nosso banho na lagoa seria compartilhado por centenas de outros visitantes que, como nós, tentavam curtir aquele dia de verão em Londres.

O Hampstead Heath é famoso pelas suas “ponds”. Mas apenas três das suas lagoas são liberadas para banho. A curiosidade é que o local possui áreas de natação separadas – mista, só para mulheres e só para homens.

Homem pescando na lagoa mista, onde é liberado nadar (por Livia Rangel)

Homem pescando na lagoa mista, onde é liberado nadar (por Livia Rangel)

Esperamos na fila da “pond mista” por uns 15 minutos. Quando chegou a nossa vez, atravessamos outra cerca de madeira, colocamos 2 pounds em moeda (cada) numa máquina, pegamos o ticket e fomos correr para o abraço na lagoa marrom. O local estava lotado de visitantes, mas ok. A água fria ajudou a refrescar – e o objetivo do dia foi cumprido.

Visitantes aproveitam dia de calor em Londres

Visitantes aproveitam dia de calor em Londres

Ficamos ali por um tempo, tomamos um banho de sol e depois de tirar algumas fotos com o Smarthphone (que você confere aqui), já de volta à trilha, decidimos fechar nosso passeio com um almoço na vila, num restaurante de grelhados e saladas. Calor em dia de verão em Londres? Saia de casa.

> Vá lá! 
Hampstead Heath, NW5 1QR
North London
Baixe aqui o MAPA

por Lívia Rangel*

Lívia Rangel é jornalista cultural. Editora-fundadora da revista eletrônica www.ElevenCulture.com, publica, às terças e sextas-feiras, aqui no Acontece. E-mail: lira.comunicacao@gmail.com

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv