a poesia de natan barreto
movimento imóvel
Natan Barreto nasceu em Salvador, como garante a certidão de nascimento dele. Já o poeta e a poesia nasceram em Londres. Mas ela foi gestada ao longo de um caminho muito peculiar que ele percorreu. Saiu de Salvador e foi para o Rio de Janeiro. Do Rio, foi para Paris, passou por Roma e se estabeleceu em Londres, onde mora há 20 anos. O vídeo acima registra um momento muito especial desse percurso: o lançamento do livro Movimento Imóvel, na Embaixada do Brasil em Londres.
Descubra mais:
Um encontro com Adélia Prado em Londres
Além do novo livro, a ideia era trazer para o vídeo um pouco da história pessoal do poeta, descobrir os caminhos que o levaram à poesia. Logo descobrimos que a primeira formação de Natan Barreto foi como ator, ainda em Salvador. Foi também a porta de entrada para o contato com a literatura, através de livros de dramaturgia.
Por outro lado, grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros, despertariam o interesse dele pela poesia. A partir daí, viriam a leitura e a influência de grandes nomes da poesia: Drummond, João Cabral, Verlaine, Rimbaud, Adélia Prado, Shakespeare, entre tantos outros.

Natan Barreto
Paris
A passagem por Paris também marca um momento definidor na história da poesia e do poeta. Ali, ele trabalhou como modelo, posando para alunos da Escola de Belas Artes. Os longos momentos de silêncio e introspecção que a natureza desse trabalho exige, eram preenchidos por reflexões e o contato silencioso com o universo das palavras. Ali, Natan começava a jogar as sementes que brotariam mais tarde em forma de poesia.
Londres – berço da poesia de Natan Barreto
Londres acabou por ser a cidade escolhida para viver. Na capital inglesa, ele acabou seguindo o caminho da pedagogia. Como professor-substituto, ele dá aulas para crianças em diferentes escolas todos os dias. Ele tem a tarefa nobre de alfabetizar crianças em inglês. Coincidentemente, a mãe de Natan, a quem ele dedicou um dos seus livros, também foi professora. Ele também é tradutor e intérprete. Londres também veria nascer todos os livros do poeta.
As primeiras poesias escritas em Londres são poesias da descoberta e da memória. Se por um lado Natan descobria uma nova realidade, o passado continuava presente através da memória. O encontro entre passado e presente seriam os geradores dos primeiros versos, os primeiros poemas. O primeiro livro, lançado em 1999, ganhou o título de Sob os Telhados da Noite.
Em 2007, viria Esconderijos em Papéis e, dois anos mais tarde, ele lançøu Quase-Sonhos & Traduzido da Noite, com poemas de Jean-Joseph Rabearivelo, poeta de Madagascar, traduzidos do francês. 2011 veria o lançamento do livro Entre Mangueiras: a vida de Eunice Palma. Era o livro em homenagem à memória da mãe.
Movimento Imóvel
Natan Barreto acabou de escrever Movimento Imóvel, em 2016. Desde então, ele já participou de eventos de lançamento no Brasil, Nuremberg e Nova Iorque. Faltava, no entanto, Londres. Com o apoio da Embaixada do Brasil, representada por Nadia Kerecuk, criadora do Brazilian Bilingual Book Club, o lançamento de Movimento Imóvel foi uma oportunidade para um belo encontro entre o poeta e seus leitores.
Natan foi além da apresentação dos 33 poemas, escritos a partir de 34 obras de arte, que compõem seu novo livro. Ele contou um pouco da história pessoal, da relação com a palavra, dos novos projetos, leu poemas, emocionou.
Quem teve o privilégio de participar da noite de lançamento de Movimento Imóvel, certamente, terá impresso na memória muitos dos versos compartilhados pelo poeta. O nosso vídeo é, de certa forma, um pedaço dessa memória, desse momento muito especial, em que, através da voz do poeta, as palavras revelam a magia da poesia.