a poesia de natan barreto – movimento imóvel

Natan Barreto nasceu em Salvador, como garante a certidão de nascimento dele. Já o poeta e a poesia de Natan Barreto nasceram em Londres. Mas ela foi gestada ao longo de um caminho muito peculiar que ele percorreu. Saiu de Salvador e foi para o Rio de Janeiro. Do Rio, foi para Paris, passou por Roma e se estabeleceu em Londres, onde mora há 20 anos. O vídeo acima registra um momento muito especial desse percurso: o lançamento do livro Movimento Imóvel, na Embaixada do Brasil em Londres.

poesia de natan barreto

Descubra mais:

Um encontro com Adélia Prado em Londres

Além do novo livro, a ideia era trazer para o vídeo um pouco da história pessoal do poeta, descobrir os caminhos que o levaram à poesia. Logo descobrimos que a primeira formação de Natan foi como ator, ainda em Salvador. Foi também a porta de entrada para o contato com a literatura, através de livros de dramaturgia. Por outro lado, grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros, despertariam o interesse dele pela poesia. A partir daí, viriam a leitura e a influência de grandes nomes da poesia: Drummond, João Cabral, Verlaine, Rimbaud, Adélia Prado, Shakespeare, entre tantos outros.

poeta natan barreto

Natan Barreto

Paris

A passagem por Paris também marca um momento definidor na história da poesia e do poeta. Ali, ele trabalhou como modelo, posando para alunos da Escola de Belas Artes. Os longos momentos de silêncio e introspecção que a natureza desse trabalho exige, eram preenchidos por reflexões e o contato silencioso com o universo das palavras. Ali, Natan Barreto começava a jogar as sementes que brotariam mais tarde em forma de poesia.

lançamento do livro de natant barreto

Londres – berço da poesia de Natan Barreto

Londres acabou por ser a cidade escolhida para viver. Na capital inglesa, ele acabou seguindo o caminho da pedagogia. Como professor-substituto, ele dá aulas para crianças em diferentes escolas todos os dias. Ele tem a tarefa nobre de alfabetizar crianças em inglês. Coincidentemente, a mãe de Natan, a quem ele dedicou um dos seus livros, também foi professora. Ele também é tradutor e intérprete. Londres também veria nascer todos os livros do poeta.

livro de natan barreto

As primeiras poesias escritas em Londres são poesias da descoberta e da memória. Se por um lado Natan descobria uma nova realidade, o passado continuava presente através da memória. O encontro entre passado e presente seriam os geradores dos primeiros versos, os primeiros poemas. O primeiro livro, lançado em 1999, ganhou o título de Sob os Telhados da Noite. Em 2007, viria Esconderijos em Papéis e, dois anos mais tarde, ele lançøu Quase-Sonhos & Traduzido da Noite, com poemas de Jean-Joseph Rabearivelo, poeta de Madagascar, traduzidos do francês. 2011 veria o lançamento do livro Entre Mangueiras: a vida de Eunice Palma. Era o livro que homenageava a memória da mãe.

quadro no livro movimnto imovel

Movimento Imóvel

Natan Barreto acabou de escrever Movimento Imóvel, em 2016. Desde então, ele já participou de eventos de lançamento no Brasil, Nurembergue e Nova Iorque. Faltava, no entanto, Londres. Com o apoio da Embaixada do Brasil, representada por Nadia Kerecuk, criadora do Brazilian Bilingual Book Club, o lançamento de Movimento Imóvel foi uma oportunidade para um belo encontro entre o poeta e seus leitores. Natan foi além da apresentação dos 33 poemas, escritos a partir de 34 obras de arte, que compõem seu novo livro. Ele contou um pouco da história pessoal, da relação com a palavra, dos novos projetos, leu poemas, emocionou.

natan barreto

Quem teve o privilégio de participar da noite de lançamento de Movimento Imóvel, certamente, terá impresso na memória muitos dos versos compartilhados pelo poeta. O nosso vídeo é, de certa forma, um pedaço dessa memória, desse momento muito especial, em que, através da voz do poeta, as palavras revelam a magia da poesia.

crece pelo