polignano a mare
apúlia, itália

Polignano a Mare fica localizada a 33Km ao sul de Bari, capital da Apúlia (Puglia, em italiano), sul da Itália. É uma cidade com jeito e beleza de vila secular, cuja população não chega a 20 mil habitantes. Banhada pelo mar mediterrâneo, suas ruas estreitas e casas de beleza peculiar, são um convite irresistível ao turista que busca destinos diferentes, fora do lugar comum. É isso que comprova o vídeo acima, onde Denise Neves, nossa guia nesta viagem, mostra alguns dos encantos de Polignano.

mar mediterâneo

Descubra mais:

Um passeio por uma cidade italiana fundada pelos etruscos

O filho ilustre de Polignano a Mare

O nosso passeio por Polignano a Mare começa de uma forma surpreendente: junto à estátua do filho mais famoso da cidade, o cantor e compositor Domenico Modugno. Muito provavelmente você ainda não ligou o nome à pessoa. Ou, para ser mais preciso, à sua composição mais famosa. Pois é, Domenico Modugno é o autor de Nel Blu Dipinto Di Blu, que o mundo conhece como Volare. Se você ainda não lembra, não se preocupe, Denise, a nossa guia, canta um pedaço para você, junto à estátua do autor.

estátua de domenico modugno em Polignano a Mare

Denise Neves e a estatua de Domenico Modugno

Saltos do penhasco

Depois de conhecer um pouco sobre um dos filhos ilustres de Polignano a Mare, você está pronto para conhecer outras atrações da cidade. Uma delas acontece anualmente, no final do verão italiano. É uma competição de saltos do penhasco. Em nosso vídeo, Raffaele Cataldi, amigo da nossa guia, explica como a competição funciona: ela acontece em dois dias, sábado e domingo e, para tal, são montadas duas plataformas, uma para os homens e outra para as mulheres. Um júri, especialmente formado para o evento, decide quais foram os saltos mais bonitos.

rua de polignano a mare

Uma cidade para se caminhar

Hora de partir para um passeio pelas estreitas ruas de Polignano. Como toda cidade antiga, Polignano a Mare tem o seu portão de entrada. É por lá que começa a caminhada e a dica é relaxar e se deixar levar. No caminho, tem muita coisa para se ver: lojas com artesanatos e produtos típicos da região, sorveterias. Também é possível ver ruínas, do tempo em que os romanos dominaram a cidade.

polignano a mare

A melhor vista para o mar Adriático

Outra surpresa que a cidade oferece aos seus visitantes são pontos de onde a vista do mediterrâneo deslumbra. Os principais pontos são os balcões, que os italianos chamam de balconata. Funciona assim: você sai andando pelas ruas estreitas e, de repente, sai em uma desses balcões, com o vasto azul das águas limpas do Adriático. É encantador à sua frente. Tem também a visão da formação rochosa muito peculiar da costa de Polignano. Tem até hotel e restaurante famoso que funciona dentro de gruta: o Grotta Palazzese.

polignano a mare

Polignano, flores e poesia

O mais desatento dos turistas também vai notar como os moradores cuidam bem da aparência das suas casas. São muitas as fachadas com belos vasos de flores. Há também uma paixão pela poesia, revelada em versos escritos nas paredes e escadarias. Em sua caminhada, Denise encontrou um belo verso do famoso poeta chileno Pablo Neruda.

polignano

Ao terminar o passeio proporcionado por este vídeo, você terá visto um pouco da beleza de Polignano a Mare, mas também informações úteis. Por exemplo, no verão, as ruas estreitas são lotadas de turistas. Portanto, se você não é chegado em grandes conglomerados de pessoas, evite a alta estação, que acontece no mês de agosto. Denise também visita uma pousada muito aconchegante, típica da cidade. E a gente não podia esquecer: com toda essa beleza, Polignano já foi cenário de muitos filmes. Ou seja: a cidade é coisa de cinema.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv