portobello market

Portobello Market, em Londres, é o maior mercado de antiguidades do mundo. Mas não se engane: ele é mais que isso, porque você vai encontrar uma infinidade de coisas ao longo da Portobello Road, a rua onde o mercado funciona. É um excelente lugar para um programa de final de semana, mesmo que você não vá comprar nada. É isso que Edson Rosas, brasileiro e frequentador do mercado mostra em nosso vídeo.

mercado de portobello

Descubra mais:

Faça um passeio guiado por este mercado fantástico

Portobello Market – um pouco de história

No início, ela era uma feira comum para venda de frutas e legumes. Aos poucos, foram surgindo vendedores de outros produtos, até se transformar em um dos principais mercados a céu aberto de Londres. Como explica o nosso guia, enquanto desce a movimentada rua, a construção da estação de Notting Hill, provocou uma grande mudança na região, facilitando o acesso e, consequentemente, o crescimento do mercado.

edson rosas em portobello

Edson Rosas

Portobello Road – a origem do nome

Para descobrir de onde vem o nome do Portobello Market é preciso voltar no tempo. Mais precisamente a 1739, quando os britânicos conquistaram o Panamá, que, até então, estava sob domínio espanhol. A cidade panamenha de Portobello, primeiro deu o nome a uma granja e, em seguida, foi adotado como nome da rua e do mercado. Hoje, é, sem dúvida, um dos grandes mercados londrinos.

portobello road

Descubra mais:

Mercato Metropolitano, um novo conceito de mercado em Londres

Um lugar chamado Notting Hill

Sucesso nas telas de cinema, o filme “Um lugar chamado Notting Hill“, com Julia Roberts, também deu uma grande contribuição à fama do Portobello Market. A explicação é simples: Notting Hill é o bairro onde a Portobello Road está localizada e algumas lojas da rua foram usadas como locação para o filme. Hoje, muita gente vai lá só para visitar alguns dos lugares que viram no cinema.

portobello market

Tem tudo em Portobello

Como afirmamos no início, estamos falando da maior feira de antiguidades do mundo. São mais de 7 mil vendedores de antiguidades. Mas esta é apenas uma das faces do mercado. À medida em que vai descendo a rua, você vai descobrindo uma infinidade de coisas para comprar: roupas, acessórios, plantas, frutas, legumes, bugigangas, objetos para decoração, até chegar na parte de comidas. Ali, o que não falta é escolha: tem comida de tudo quanto é parte do mundo.

portobello road market

De segunda a segunda, com exceção das arcades

Você pode ir ao Portobello Market qualquer dia da semana. Sempre vai ter algo para ver e comprar. A exceção fica por conta das “arcades”, as galerias de antiguidades ao longo da rua. Elas só abrem aos sábados. E, mais uma dica do nosso guia: o melhor dessas galerias está dentro das lojas. É na parte interna que você vai encontrar as autênticas preciosidades.

mercado de portobello

Finalmente, como fazer para chegar lá? A maneira mais fácil é ir de metrô e descer na estação de Notting Hill, servidas pelas linhas Central, District e Circle Line. Mas você também pode descer em Ladbroke Grove, pegando as linhas Circle e Hammersmith & City Line. É só chegar, andar, comprar, comer e, se quiser tomar uma cerveja, Edson Rosas deixa uma boa dica no final.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv