praça do parlamento
estátuas e histórias

ponto de encontro de personalidades

A Praça do Parlamento, Parliament Square, em inglês, é um resumo do que a City of Westminster representa para o Reino Unido: o centro do poder. Em torno da praça estão o Parlamento Britânico, a Westminster Abbey e a sede da Suprema Corte.  O espaço da praça é povoado por estátuas de grandes personagens da política do Reino Unido e mundial. A grande maioria é britânica, mas ali também estão Nelson Mandela, Gandhi e Abraham Lincoln, um sul-africano, um indiano e um norte-americano. São alguns desses personagens que você vai conhecer neste passeio com a nossa guia Vania Gay.

nelson mandela parliament square

Descubra mais

Uma visita ao lugar onde Winston Churchill nasceu

Nelson Mandela na Praça do Parlamento

A nossa volta na praça começa na esquina em que se encontra uma das estátuas mais recentes ali colocadas. Trata-se de Nelson Mandela, herói sul-africano na luta contra o racismo. Ele é um dos poucos líderes não britânicos a merecer a honraria, o que já dá uma dimensão do prestígio que Mandela conquistou no Reino Unido.

estátua de robert peel

Dois nomes da era vitoriana

A poucos metros da estátua de Mandela está a de Robert Peel, que foi primeiro ministro durante o reinado da Rainha Victoria. Como primeiro ministro a grande marca deixada por Robert Peel foi a criação da Polícia Metropolitana. Hoje, a Metropolitan Police é considerado um modelo em todo o mundo. O vizinho dele é Benjamin Disraeli, também primeiro ministro durante o período vitoriano. Foi o primeiro ministro favorito da Rainha Victoria, escritor e o primeiro e único de origem judaica a ocupar o posto.

estátua de gandhi na praça do parlamento

O líder Gandhi

O mais novo da turma é uma das personalidades mais importantes do século XX. Mahatma Gandhi foi o líder da luta dos indianos pela independência.  Ele estudou na Inglaterra e voltou para a sua terra com o objetivo de liderar a caminhada que culminou com a conquista da independência em 1947. Gandhi foi um dos grandes inspiradores dos movimentos pelos direitos civis. Por isso, ao lado de Martin Luther King e Nelson Mandela, ele forma o trio de lideranças pela conquista da liberdade de maior destaque do século passado.

suprema corte de justiça

O Poder da Justiça

Bem atrás das primeiras estátuas destacadas por Vania, fica um prédio que, comparado à imponência de alguns dos seus vizinho, é bem discreto. Trata-se da sede da Suprema Corte de Justiça do Reino Unido, representando o poder judiciário. Também é um prédio novo para os padrões londrinos, já que foi construído no início do século XX. Vale a pena prestar atenção no que Vania diz em relação aos detalhes das esculturas talhadas na frente do prédio, que é aberto à visitação pública.

David Lloyd George

O criador do sistema previdenciário

De volta às nossas esculturas de políticos e líderes mundiais famosos, paramos diante de um dos nomes de maior prestígio na política britânica do pós guerra. Trata-se da estátua que homenageia David Lloyd George, o criador do chamado Welfare, o sistema previdenciário que garante a todo cidadão o direito à uma vida digna após a aposentadoria, através de pensões e benefícios. Também é a lei que deu origem ao sistema público de saúde. Um nome que não poderia ser esquecido.

estatua de churchill

Posição de honra

O final da nossa volta em torno da Praça do Parlamento não poderia ser diferente. Em posição de destaque, olhando para o Parlamento Britânico, está Sir Winston Churchill. Entrou para a história como o maior primeiro ministro que o Reino Unido já teve. Em grande parte, este reconhecimento se deve ao papel de liderança que exerceu durante a Segunda Grande Guerra. O final não poderia ser diferente, mas Vania reservou uma curiosidade a respeito da estátua de Churchill, que você vai descobrir ao ver o vídeo.