previsão do tempo em londres

Os ingleses adoram falar sobre previsão do tempo em Londres.

Falar do sobre o tema é tão frequente quanto as mudanças do clima na cidade. Para quem vem à capital, principalmente de férias, saber se vai ter tempo bom ou não e essencial. A boa notícia é que há muito de mito sobre Londres ser uma cidade onde só chove, como vamos ver no decorrer desse post. Outra coisa: alguns serviços de meteorologia são muito confiáveis.

tempo em londres

Outono – Céu Azul – tower Bridge

Frequentemente, conversar sobre o tempo é também uma forma de se quebrar o gelo. Sabe quando rola aquele clima, você não sabe o que dizer e o outro fica mudo?  Falar sobre o clima, a temperatura, o tempo, é a saída. Tudo pode começar com uma simples observação “What a horrible day!”(que dia horrível!) ou “It’s going to rain” (vai chover), por exemplo.

Por ser parte tão importante para quem vive ou planeja uma viagem ao Reino Unido, escolhemos o tempo como tema desse vídeo. Ele faz parte da série Dicas de Viagem, apresentado de forma bem descontraída por Kléber Saúde.

tempo em londres

Edifício Gherkin – Céu de Verão em Londres

Saiba mais:

Como identificar as moedas inglesas

Tempo em Londres – com que roupa eu vou?

Especialmente para você que pretende visitar a capital londrina, ou qualquer cidade da Inglaterra, Kléber traz dicas que podem ser muito úteis na hora de escolher que roupa incluir na mala, antes da sua viagem. Além de proteger você do frio, escolher bem a roupa que você vai levar na viagem também pode significar a diferença entre gastar mais do que você realmente necessita.

Dependendo da estação em que você vai estar na cidade, o segredo é ser racional. No inverno, claro, roupa para frio e acessórios: meias grossas, luvas, gorros e cachecóis são muito bem-vindos. Lembre-se: embora as temperaturas não caiam muito abaixo de zero, a cidade tem um frio úmido.

Com isso, a sensação térmica é de temperaturas mais baixas. Na primavera, um mix: roupas leves com algumas mais pesadas. No outono, mais roupas para o frio, com algumas peças mais leves. No verão, as temperaturas raramente chegam a mais de 30 graus, mas é tempo de calor. De qualquer forma, é aconselhável ter uma peça para um dia que as temperaturas caiam. Lembre-se: o maior erro é cair no exagero.

previsão do tempo em londres

Kleber Saúde

Noite às 4pm

A partir de novembro, os dias ficam bem mais curtos. A luz aparece mais tarde e vai embora mais cedo. 7 da manhã pode parecer madrugada e 4 da tarde já tem cara de noite. Os carros passam a trafegar com os faróis ligados. Para quem vem morar na cidade, pode levar um tempo até se adaptar. Em alguns casos, essa falta de luz pode levar à depressão. É muito comum se ouvir de brasileiros com anos de Londres a frase: “o meu problema não é o frio, é a falta de luz.”

O mito da chuva londrina

Muito se fala sobre o tempo chuvoso de Londres. Esqueça: grande parte dessa conversa é puro mito. Cidades como Paris, por exemplo, não têm essa fama mas têm precipitação pluvial maior que a capital da Inglaterra. Nada de encher as malas com capas de chuva, roupas impermeáveis, guarda-chuva. Se você realmente precisar, é bem fácil comprar estes acessórios na cidade.

Outra coisa: raramente chove na cidade por vários dias seguidos. E, nos dias que chove, em geral, isso não acontece o tempo todo. É muito comum o tempo variar bastante em 24 horas. Ou seja: sempre vai ter tempo bom em Londres para você aproveitar a sua viagem. Muita gente também se pergunta sobre o quanto neva em Londres e a gente responde a esta pergunta em outro post.

tempo em londres fog

Fog londrino

O famoso fog londrino

A partir do outono, o fenômeno denominado “fog” pode acontecer a qualquer hora do dia ou da noite. Para quem não está familiarizado, a melhor tradução é a nossa neblina. De repente, algo parecido a uma espessa nuvem de fumaça cai sobre a cidade. A visibilidade cai drasticamente. É preciso ter muito cuidado se você está dirigindo. É um espetáculo diferente. Se você tiver a sorte de pegar um dia assim, é uma boa oportunidade para levar uma foto de algo tipicamente londrino.

Antes de agendar o seu passeio confira a previsão

Mas checar a meteorologia também é importante por outras razões. Um exemplo é quando você planeja uma volta na London Eye, a famosa roda gigante. O que você espera é apreciar uma vista única, certo? Mas e se o tempo estiver nublado, escuro? Você ainda vai aproveitar o passeio, mas não vai ser a mesma coisa.

Outro exemplo: se você decidir andar no teleférico de Londres, em North Greenwich, é ainda mais importante checar o tempo. Em dias de muito vento ele simplesmente não abre. Ao produzir os nossos vídeos, já passamos por várias situações em que as condições climática nos atrapalhou. Muitas vezes tivemos o áudio do vídeo comprometido pelo vento.

tempo em londres

Neve em Londres

O que fazer em dia de chuva e frio

Londres é uma cidade que oferece muitas opções de programas para os dias considerados “mais feios”. São muitos os teatros, museus, cafés, pubs e restaurantes. Todos oferecem ambientes bem confortáveis. Em alguns lugares é possível até aproveitar as áreas externas, que são providas de aquecedores. Desde que a gente não esteja falando de temperaturas realmente baixas.

Comprar é uma atividade que temperaturas baixas e uma chuva eventual não vão impedir você de fazer. A maioria dos turistas brasileiros curtem umas comprinhas e a cidade é um paraíso para o bom consumidor. A cidade é repleta de lugares onde você pode fazer compras. Desde roupas de marcas famosas, até excelentes opções de lojas vintages, tudo está ao seu alcance.

No verão ou no inverno, no outono ou na primavera, sempre é tempo bom para aproveitar e ir às compras, é só se preparar bem. Uma excelente opção de programa são os mercados. Ali mesmo, se for o caso, você pode comprar uma capa de chuva ou uma roupa para se proteger do frio.

Depois de pegar as dicas de como usar as previsões meteorológicas, você estará preparado para visitar a cidade em qualquer uma das 4 estações do ano. Faça chuva, o que pode acontecer a qualquer momento, ou faça sol. E também vai descobrir que começar uma conversa com um inglês é muito fácil: basta falar sobre o assunto que é mania nacional.

No início do texto falamos em serviços de meteorologia confiáveis, lembra? Então, a gente recomenda que você consulte o serviço da BBC Weather antes de viajar para Londres.

Silvino Ferreira Jr. - Editor - Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv