primeiro desenho
animado da suppa

Você vai conhecer um pouco da história de Suppa, ilustradora e escritora de livros infantis. Também vai saber sobre o primeiro desenho animado da Suppa. Arquiteta por formação, ela viveu por 17 anos em Paris. Agora, em 2016, Suppa voltou à  capital francesa para a exposição “Esses Pequenos Laços Entre Nós”. A exposição reúne alguns dos seus desenhos, montagens e ilustrações originais. De Paris, ela deu um pulo à capital londrina. Foi aí que aconteceu o encontro que deu origem ao vídeo acima.

Descubra mais:

Fê, ilustrador e escritor de literatura infantil

Conheça o Canal de Charlote no Youtube

Antes de tudo, vale ressaltar que ela, além de profissional talentosa, é uma grande figura. Tem um astral pra cima, é dona de sorriso e risada contagiantes. Essa leveza é passada para as estórias que ela inventa. Não poderia ser diferente. Afinal, é o lado criança de Suppa que surge nos personagens que ela cria e nas nas cores que dão vida aos seus desenhos.

suppa ilustradora

Quando foi para Paris, a “desculpa” era fazer pós-graduação em urbanismo. Lá, ela se apaixonou por histórias em quadrinhos. Paris, portanto, tem um grande papel nessa mudança de rumo profissional. Ao sair da capital francesa, ela já havia se tornado uma ilustradora. Durante muito tempo, também emprestou o talento à publicidade. Mas , acima de tudo, Suppa é uma artista, uma criadora.

charllotte

Recentemente, ela escreveu o livro “Só não ver quem quer”. Neste livro, a protagonista Charlotte tem uma maneira muito especial de ver o mundo: com os óculos e sem eles. Com os óculos ajudam Charlotte ver o mundo como ele é. Sem os óculos, o seu mundo é belo e mágico, como o de toda criança. Dessa forma, ela aprende a usar os óculos para ver o que está errado e transformar a realidade.

desenho animado da charlotte

A animação de Charlotte

Agora, chegou a hora de uma nova experiência. Depois de mostrar o livro para o amigo Filipe Fratino, nasceu a ideia do primeiro desenho animado da Suppa. Mas transformar as estórias de Charlotte em desenho animado é apenas uma parte do projeto. Todo o projeto vem embalado na força educativa das experiências de Charlotte. Ela é uma menina inconformada. Uma menina que acredita que é possível mudar a realidade. Este é o grande elemento transformador do livro. É na infância que se deve aprender os princípios básicos que fazem um adulto melhor.

 

livro da escritora suppa

O projeto também  vai adotar escolas públicas. Muito se tem falado em mudanças no Brasil, ultimamente, não é mesmo? Aí está uma chance de você fazer parte da mudança que a gente mais precisa: a mudança de mentalidade. E isso é mais fácil se a gente começar pela educação infantil. Por isso que o projeto da Suppa é importante. Tão importante que qualquer um pode ver. Com óculos ou sem óculos.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv