principais mercados de londres – top 10

Conhecer pelo menos um dos principais mercados de Londres está entre os programas que um turista não pode deixar de fazer na capital inglesa. Os Top 10 dessa lista representam uma escolha pessoal, porque a cidade possui inúmeros mercados espalhados por seus bairros e regiões. Visitar os mercados de rua de Londres é um passeio excelente para quem curte compras, ver gente de diferentes partes do mundo ou simplesmente como um passatempo sem maiores compromissos. Você pode conhecer todos eles ou simplesmente escolher aqueles que combinam mais com o seu gosto. Vamos lá?

mercados de londres camden

Camden Town

I – Camden Town

Entres os principais mercados londrinos, Camden ocupa o primeiro posto na preferência de muita gente. Antigo refúgio dos seguidores do movimento punk, o bairro ainda guarda muitas marcas daquela época. Em muitas das lojas, ao longo da Camden High Street, você vai perceber o estilo punk. Um sinal de resistência. É um mercado que fascina pela variedade de objetos, mas também pela ousadia. Você vai encontrar muita camiseta com frases irreverentes, muita gente com roupas e cabelos multi-coloridos, mas também muita coisa dark.

mercado de camden

Camden town

O ponto forte de Camden é quando você chega à beira do Regent’s Canal. Ali, você tem muita barraca de comida, pubs, muita música na rua, mercados ao ar livre e cobertos e, claro, o visual do canal. Embora a fama de Camden tenha nascido com o movimento punk, recentemente, uma de suas moradores ilustres reavivou muito o interesse pelo bairro. Muita gente vai a Camden para conhecer o lugar onde vivia Amy Winehouse. Não é a única razão para você ir lá, mas já é um bom motivo. Para quem curte agito, o ideal é ir durante o final de semana, mas também vale a pena durante a semana. A estação de metrô de Camden, na linha preta, vai deixar você no meio do movimento.

mercado de portobello

Portobello Road

Descubra mais:

Mercato Metropolitano, um novo modelo de mercado em Londres

II – Portobello Road

O segundo da lista é um mercado tão tradicional e famoso quanto o primeiro. Por isso, Portobello bem que poderia ser o primeiro da lista. Uma das principais razões para se ir ao Portobello Market são as suas dimensões: ele é o maior mercado de antiguidades do mundo. São mais de 1000 vendedores de antiguidades espalhados pela região.

portobello market

Portobello Road

Mas existem outras razões para se frequentar esse lugar tão especial. Se você curte música, vai encontrar muita coisa por lá, especialmente o velho e bom vinil. Também tem muita roupa. Aliás, parte da fama de Portobello se deve ao fato de ter tido modelos famosas como Naomi Campbell e Kate Moss entre os suas frequentadoras. Sem esquecer que a região foi cenário para famoso filme Notting Hill, o que só fez aumentar a fama da Portobello Road. E tem também muita comida com barracas representando culinárias de diferentes partes do mundo. É um mercado com um jeito bem cosmopolita. A cara de Londres. Na sexta ele já tem movimento mas é no sábado e no domingo que ele bomba.

brick lane

Brick lane

III – Brick Lane

Durante a semana, Brick Lane é uma rua na badalada região de Shoreditch, no leste de Londres. A origem do nome está nos tijolos característicos do seu calçamento, mas que já não se vê em toda a extensão da rua. Outra característica da Brick Lane é a grande concentração de restaurantes indianos, em um dos seus trechos. Há também muita loja de roupas, cafés, galerias de arte, muito grafite, moda e design.

mercado vintage brick lane

Brick Lane

Durante o fim de semana a rua vira um grande mercado. O que é mais interessante é que você tem o mercado de Brick Lane, que e tem outros mercados acontecendo em paralelo na mesma rua, como os Vintage e o Backyard Market. É um passeio que vale muito a pena. Você vai encontrar de tudo tanto nas barracas como no chão, onde muita gente expõe objetos e antiguidades para vender. Ao longo da rua, você vai ouvir muita música, ver muito grafite e gente que se veste do jeito que quer.

spitalfields market

Spitalfields Market

IV – Spitalfields

Este é outro mercado muito especial na cidade. Localizado em Shoreditch, uma boa dica é visitá-lo no mesmo dia em que você for a Brick Lane, já que o Spitalfields que fica a 5 minutos, andando. Um dos grandes destaques do Spitalfields é a grande oferta de roupas e acessórios para o vestuário. Mas não fica só aí, tem opções de restaurantes, barracas de comidas de diferentes nacionalidades e pubs. preste atenção também às diferentes lojas de design que ficam tanto no interior como em volta do mercado. E cuidado com o bolso: nem tudo por lá é barato.

borough market

Borough Market

V – Borough Market

É um templo da gastronomia. Borough Market, mais que mais um dos principais mercados de Londres, é maior mercado gastronômico do Reino Unido. Ali, você vai se deliciar no sentido mais literal possível. Queijos, vinhos, salames, peixes, frutos do mar, doces, lojas especializadas, tem de tudo que agrada o paladar. O movimento mesmo começa na sexta-feira, à tarde. para quem quer tranquilidade, o ideal é chegar um pouco mais cedo, tipo 10h da manhã, no sábado. Em volta do Borough Market tem alguns do melhores pubs da cidade e ele fica bem berto da margem sul do Tâmisa. Fácil de chegar lá porque fica ao lado da London Bridge Station, uma das principais estações de trem, metrô e ônibus da cidade.

ladenhall market

Leadenhall Market

VI – Leadenhall Market

Se para você beleza conta, o Leadenhall Market não pode ficar fora do seu roteiro turístico na capital londrina. Este antigo mercado de aves foi projetado por Sir Horace Jones, que também projetou o Smithfields e o Billingsgate, mercados de carne e peixe, respectivamente. Ele está localizado no coração da City Of London, centro financeiro da cidade. Por isso, é comum no horário do almoço e no final do dia, a presença de muitos executivos que trabalham nos bancos da região. Também foi cenário de Harry Porter.

mercado de greenwich

Greenwich Market

VII – Greenwich Market

Greenwich tem muitas atrações para o turista e, nos finais de semana, o mercado é uma delas. Mesmo com tanta coisa para ver por lá, vale a pena reservar um horinha para as comprar no Greenwich Market. E mesmo que você não esteja a fim de gastar, ver também está valendo. O mercado é muito simpático e quem curte antiguidades, por exemplo, vai achar muita relíquia por lá.

colombia road flower market

Colombia Road Flower Market

VIII – Columbia Flower Market

Este é um mercado que faz qualquer domingo ficar especial. Neste dia da semana, um pedaço da Columbia Road é inteiramente dedicado às flores e vira o Columbia Road Flower Market. O ambiente não poderia ser melhor: além de tulipas, camélias, rosas, que enchem os olhos e deliciam o olfato, você tem a interação de vendedores e clientes, apaixonados por flores e plantas. Mas não fique só na Columbia Road, dê uma volta pelas ruas paralelas, entre nas lojas, prove deliciosos pratos de comida de rua. O seu domingo agradece.

Brixton Market

Brixton Market

IX – Brixton Market

Brixton é um dos lugares mais especiais de Londres. Com uma identidade formada pela forte presença da população de origem afro-caribenha, é um pedaço da África dentro da cidade. Para o brasileiro, pode-se dizer que é uma Bahia em Londres. O mercado é uma extensão do que é Brixton. Lá, você vai encontrar produtos e ingredientes da cozinha africana. Por isso, parece tão familiar para o brasileiro, que vai se sentir em casa ao se depara com farinha, mandioca, chuchu, dendê, entre tantos outros produtos da nossa cozinha.

Brixton Village

Brixton Village

Um extra para quem vai visitar o Brixton Market é aproveitar para conhecer o Brixton Village. Trata-se de um pequeno mercado coberto, onde você vai encontrar diversos restaurantes de diferentes origens. É um lugar aconchegante e ideal para um passeio com uma paradinha para uma refeição ou um copo de cerveja.

Broadway Market

Broadway Market

X – Broadway Market

O décimo lugar na lista dos principais mercados de Londres não faz justiça ao que é o Broadway Market. Na verdade, ele está nesta posição por ficar um pouco mais afastado do centro, o que dificulta para o turista que tem poucos dias para conhecer a cidade. Mas para quem já tem uma certa intimidade com Londres e gosta lugares descolados, vai adorar este mercado.

broadway market

Broadway Market

Por ser muito frequentado pelos locais, ele é a cara de Hackney, uma região muito habitada por produtores, artistas, designers, fotógrafos. Além do perfil dos seus frequentadores, outra característica que chama a atenção é que o Broadway Market, ao contrário de outros mercados, não está dividido por tipos de produtos. Ao lado de uma barraca que vende roupa, você tem outra que vende vegetais, seguida por outra que vende comida. É uma festa para os olhos e para o paladar porque, onde você vai, o aroma de comidas de diferentes partes do mundo são verdadeiras tentações. Aqui e ali, um músico de rua deixa o ambiente ainda mais prazeroso para o seu passeio. Ele abre aos sábados.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv